COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONSTRUINDO O FUTURO

  Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Fui convidado, recentemente, para falar sobre poesia e literatura para turmas de quinta à oitava séries numa grande escola de Joinville. Não fazia isso há um bom tempo, desde que nos mudamos do norte de Santa Catarina. Lá fazíamos muitas palestras, a pedido das escolas e eram realizados muitos encontros com alunos, onde conversávamos, declamávamos, conquistávamos mais leitores em formação para a poesia e descobríamos gente boa que escrevia.
De maneira que o Projeto Poesia em Cena que os professores do ensino fundamental da Escola Técnica Tupy veio em boa hora e foi muito bom conversar com muitos pequenos leitores mais uma vez, como já fizemos tantas vezes. Digo muitos pequenos leitores porque havia um teatro lotado deles, estudantes de dez a quatorze anos, curiosos, participantes e ansiosos por fazer a sua pergunta.
Ficamos mais de uma hora conversando e não precisei dar discurso para a platéia, pois tudo o que falei foi em resposta a questionamentos feitos pelos alunos presentes, que já tinham conhecido minha obra na sala de aula e na biblioteca e também pela Internet.
Foi muito gratificante ver o interesse daqueles meninos e meninas, alguns adolescentes, outros entrando na adolescência, por leitura, por poesia, por literatura, pelo processo de criação do escritor, pela processo de publicação da obra escrita, pela divulgação da obra acabada.
Mas o que me chamou mais a atenção e foi uma grata surpresa, foi a preocupação destes jovens leitores pelo futuro da vida neste mundo conturbado de hoje e pela preservação da natureza, que implica, também, num futuro melhor.
Eles mostraram interesse pela sustentabilidade do nosso planeta e preocupação pela educação que nós, adultos, estamos dando as nossas crianças hoje, crianças que serão os governantes amanhã e, conseqüentemente, aqueles que terão a responsabilidade de responder pelo futuro.
Eles têm consciência da carga que lhes está sendo atribuída e talvez a sintam muito pesada, mas deram a entender que se forem orientados adequadamente, serão capazes de assumir.
Muitos adultos de hoje não têm essa consciência, essa capacidade de enxergar mais adiante. Muitos conseguem enxergar somente o lucro imediato em favor próprio e não se preocupam se o que estão fazendo está causando prejuízo ao meio ambiente e ao ser humano, não querem ver as conseqüências que podem e fatalmente advirão.
Crianças, adolescentes como esses mostram que há uma luz no fim do túnel.
Eu me congratulo com elas. E tenho confiança nelas e nos professores que vêm fazendo um excelente trabalho com elas. Que sirvam de exemplo, pois essa é a esperança de que o mundo possa ser melhor amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário