Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://luizcarlosamorim.blogspot.com/
O Grupo Literário A ILHA lança, em Joinville, no dia 30 de junho, as 19h30min, na Biblioteca Pública Rolf Colin, os livros “O Rio que ficou triste”, infanto- juvenil de Mary Bastian, “Palavras & Exemplos”, poemas, de Célia Biscaia Veiga e “Cocô de Passarinho”, deste cronista.
A exemplo do ano passado, quando aconteceu, na Biblioteca Municipal de Joinville, a festa de lançamento da Coleção Letra Viva, em comemoração aos 30 anos de atividades do Grupo Literário A ILHA, neste ano os escritores da terra voltam para festejar 31 (trinta e um) anos de existência em prol da divulgação da literatura catarinense e brasileira.
A ILHA, grupo que resultou da reunião de escritores francisquenses em 1980, migrou para Joinville em 1982 para congregar também os autores da região de Joinville. E na Manchester Catarinense permaneceu por quase vinte anos, levando a poesia para as praças, escolas, festas, bancos, festivais, etc. No ano de 2000, transferiu para outra ilha, Florianópolis e lá continuou o trabalho de divulgação da literatura produzida aqui no Estado, agregando mais escritores do sul, do oeste e de todo os cantos do Estado.
É o grupo literário que mais tem resistido na missão de criar espaços para a literatura de nossos escritores, sejam eles novos ou não. As Edições A ILHA publicam a revista Suplemento Literário A ILHA, também com 31 anos de circulação, tem publicado antologias e livros solos de integrantes do grupo, sanfonas poéticas e pacotes de poesia. O portal PROSA, POESIA & CIA., em Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br, janela do Grupo Literário A ILHA para o mundo, mantém espaços como “Todos os Poetas” e “O tema do poema”, de contos, como “Feira de Contos”, de crônica, como “Crônica da Semana”, além de seções como Mestres da Poesia, Autores Catarinenses, Literatura Infantil, a revista literária eletrônica Literarte e muito mais.
A nova noite de autógrafos na Biblioteca Municipal, no próximo dia 30, com a organização da escritora multimídia Célia Biscaia e da cronista Mary Bastian promete repetir o sucesso do evento do ano passado. Haverá, claro, performance artística com dramatização de textos dos livros em lançamento e declamação.
No dia primeiros os três autores estarão na Feira do Livro de Jaraguá do Sul, as 15 horas.
HIp, hip, Hurra três feras da literatura em Joinville. Com certeza será um noite maravilhosa para os joinvilenses. Abraços criativos
ResponderExcluir