COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 8 de julho de 2009

CONCURSOS LITERÁRIOS E OPORTUNIDADE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )
Apesar da quantidade expressiva de livros de autores novos que vem sendo publicados nos últimos anos, grande parte publicada às expensas do próprio autor, existem muitos escritores, a maioria sem nenhum livro publicado ainda, com seus originais à procura de uma editora ou de uma maneira alternativa de publicar sua obra. Para muitos, o custo da edição de um livro não é compatível com suas posses, e custear o próprio livro pode ser uma grande decepção, pois a qualidade do conteúdo pode não ser a ideal, o que é comum, e as vendas podem não acontecer. E as editoras, cada vez mais têm menos disposição em investir em autores novos, coisa que significa arriscar recursos que poderiam ir para uma reedição de livro de sucesso, de livro de autor conhecido ou de um título importado com venda garantida.
Já existe, no Brasil, uma editora que publica e imprime o livro sob demanda, sem nenhuma despesa para o autor. Mas o preço final do livro fica um pouco caro, sem contar que há o valor da remessa. E não há seleção ou avaliação, por parte dos editores, o que significa que o conteúdo pode não ser uma obra-prima.E já que falamos de qualidade do conteúdo, uma alternativa para conseguir a publicação de um livro – e de quebra a avaliação de quem entende do assunto – quase sempre - é a participação em concursos literários. Para os escritores novos, que estão com a gaveta cheia e produzindo mais, qualquer que seja o gênero, a melhor maneira de ter a qualidade da sua obra reconhecida – se essa qualidade existir, é claro – é ficar atento a todos os concursos que aparecerem e participar: enviar um, dois, três textos, um livro inteiro, conforme for solicitado. Mesmo que o prêmio não seja a publicação de um livro, mesmo que seja apenas um certificado, um troféu, a participação em uma antologia, o escritor deve participar. Não deve pagar taxas de inscrição exorbitantes, mas deve participar. No que diz respeito à participação em antologia, quando for o caso, atenção: não pague para entrar nela. Se o concurso oferece a publicação em antologia, não há o que cobrar, pois é prêmio. Se tentarem cobrar, o concurso não é honesto, é apenas fachada para vender páginas em antologias que não têm qualidade nenhuma, via de regra, pois não há seleção.O fato de ter um trabalho ou uma seleção de textos classificados e premiados, seja qual for o prêmio, indica que o autor está no caminho certo, que a sua obra deve ter alguma qualidade e que ele terá boas chances em outros certames. Esse reconhecimento dá mais segurança para que haja continuidade na produção. E sabemos que quanto mais praticamos, mais poderemos melhorar no que fazemos.Se o prêmio for a publicação de um livro, tanto melhor, teremos reconhecido o nosso talento e teremos o ponto de partida, qual seja a nossa obra em circulação. Por isso, é interessante ficar de olho nos concursos que aparecem e participar daqueles que contemplam os gêneros que praticamos.
O Prêmio Cruz e Sousa, aqui de Santa Catarina, teve o seu resultado recentemente e distribuiu cento e sessenta mil reais entre autores de seis romances: os três melhores na categoria nacional e os três melhores na categoria catarinense. Além do prêmio em dinheiro, as respectivas obras serão publicadas pela Fundação Catarinense de Cultura. Não é uma boa oportundiade? É assim que vão se revelando talentos.

Um comentário: