COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 24 de julho de 2009

O ANIVERSÁRIO DE QUINTANA


Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapesiaecia )

Quintana faz aniversário neste 30 de julho e completaria, se vivo fosse, 103 anos. Mas ele não continua vivo, na sua prosa e na sua poesia, obra imortal que o conservará para sempre em nossos corações, em nossa memória?
Então há que se comemorar, como deixar passar em branco o aniversário do grande poeta? A Casa de Cultura Mario Quintana homenageia seu patrono, com uma programação que honra a memória de um dos maiores poetas deste país, o poeta que deu mais sensibilidade à poesia brasileira, deu mais consistência, mais ritmo, mais inteligência e leveza, renovando e popularizando um gênero literário até pouco tempo considerado elitista e maldito.
Palestras, espetáculos musicais e teatrais, declamação de poemas e até oficina infantil fazem parte do programa: Debate Poético sobre Quintana, Quintanares e Melodias – interpretação de poemas, “Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana” – peça de teatro com poemas e trechos de entrevistas feitas com o poeta, Clássicos em Destaque, com a Camerata Jovem de Porto Alegre, que apresenta as músicas preferidas do poeta, Recriando o Poeta – oficina infantil e Família Desencontrada, poema de Quintana que será encenado após um breve comentário sobre a obra infanto-juvenil do grande escritor.
Fico com inveja do público de Porto Alegre e região, que pode usufruir dessa homenagem tão rica ao nosso eterno menino Quintana. Com tanta inveja que acho que vou a Porto Alegre me juntar a essa comemoração dos 103 anos de Quintana, assistindo pelo menos uma das atrações.
Passou a Feira do Livro de Jaraguá, acabou o Festival de Dança e eu me mudo do norte catarinense para o Rio Grande do Sul, para matar um pouquinho das saudades de Quintana.

Um comentário: