COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 1 de abril de 2010

AS FLORES DA PÁSCOA


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A quaresmeira, tipo de jacatirão que tem esse nome porque floresce na quaresma, está em plena florescência, talvez a temporada com mais flores de que me lembro. Em Rancho Queimado, na grande Florianópolis, há um trecho da 282 que está uma beleza, tingido de vermelho e vinho dos dois lados da estrada. Na serra gaúcha também há muitos deles, principalmente nos jardins, e a quantidade de flores é um espetáculo à parte.
Este tipo de jacatirão, a quaresmeira, tem as flores menores do que o jacatirão nativo, que floresce na primavera/verão, mas é mais colorido, tem cores mais vivas, mais vibrantes. Então não dá pra não notar uma quaresmeira fechada de flores. O manacá-da-serra, outro tipo de jacatirão que floresce no inverno, é mais parecido com o nativo.
Fico encantado com as manchas vermelhas que as quaresmeiras deixam na mata, nos jardins, nas beiras das estradas. Mas não é um encantamento comum, simples, é um encantamento mágico, pois meus olhos são atraídos pelas cores das pétalas vermelhas e lilazes, no meio do verde, e meu olhar flutua em direção a elas, como se minha alma seguisse com ele em direção às cores. E então meus olhos brilham, como faróis, e o raio de luz é o canal de ligação com meu coração.
É assim que me sinto encantado com a generosidade das flores do jacatirão, encantamento que envolve meu olhar, minha alma, meu coração.
Pois então não sou filho da terra, irmão gêmeo da natureza, como a árvore de jacatirão?

2 comentários:

  1. LUIZ, LI SUA CRÔNICA E NO ÚLTIMO PARÁGRAFO ENCONTREI SEU PENSAMENTO UNIVERSAL SOBRE O HOMEM. GANHEI UM POEMA DE DOUGLAS ALMEIDA "AMIGO" QUE DIZ ASSIM SOBRE O ETERNO SER UNO QUE É O HOMEM...VC ESCREVE COM LEVEZA. UMA DELÍCIA...
    BEIJINHOS
    MARINA

    ResponderExcluir
  2. Luiz, também sou apaixonada por jacatirão. Nao se ve muito aqui na ilha. TEnho um no quintal está lindo. Vamos insentivar nossos amigos a cultivar. Quem ama as flores sempre será feliz.

    BEijos Ana - Coqueiros

    ResponderExcluir