COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

CALÇADAS INTERROMPIDAS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Na edição do fim de semana de um dos nossos jornais, li matéria de página inteira sobre infrações de trânsito de motoristas folgados de nossas cidades. Falou-se de dirigir falando ao telefone, parada em fila dupla, estacionamento em vagas para idosos, em cima da calçada e por aí afora.
Eu caminho bastante, quase todos os dias – recentemente tem chovido muito – e o que mais vejo são os carros parados em cima da calçada, interrompendo o fluxo de pedestres, que são obrigados a andar dentro da pista de rolagem, correndo o risco de serem atropelados. Isso me deixa indignado, pois não são casos isolados, tornou-se uma coisa corriqueira. A gente caminha uma hora e encontra dúzias de trechos de calçadas obstruídas. E não é problema de horário, os casos se multiplicam a qualquer hora do dia.
A chamada do jornal para o problema foi bem a propósito, chamando a atenção para a falta de educação dos motoristas. E eu acrescentaria que não é só falta de educação, é falta de responsabilidade, pois atravancar a calçada, obrigando o pedestre a andar no meio da rua, significa risco de vida. Alguns atravessam totalmente o carro ou caminhão, ou caminhonete, deixando até parte deles para fora da calçada, tomando parte da rua. Fazem o que querem, porque não há ninguém para questioná-los.
E não se vê a famigerada guarda municipal – nem vou falar da polícia rodoviária, por motivos óbvios – que atualmente existe em várias cidades. Nunca se vê um guarda municipal para disciplinar esses motoristas mal educados, que deveriam ser multados para aprenderem bons modos. Até porque é falta grave estacionar em cima da calçada.
Conscientização e boa educação não faz mal a ninguém. Pelo contrário.


Mais dois tópicos que não posso deixar para depois: ontem fui assistir ao último dia da Mostra de Dança de Salão do Baila Floripa e preciso dizer que a qualidade, que havia caído um pouco no dia anterior, voltou a estabilizar-se no domingo. Estava muito bom. Se bem que ainda continuo achando que, como o preço do ingresso aumentou, os espetáculos deveriam ser maiores e melhores.
Outra: a professora Mariza Schiochet postou mais alguns trabalhos e fotos dos alunos que trabalharam textos de alguns livros meus. Estou impressionado com a criatividade e a capacidade de realização dos alunos e da competência e dedicação da professora. Vejam – e lá está apenas uma pequena parte – do que eles fizeram no blog da professora, “Mar e brisa do Saber”, em Http://marebrisadosaber.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário