COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

A FEIRA DO LIVRO E A ESCOLA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Participar da Feira do Livro de Joinville foi, no mínimo, gratificante. Apesar do tempo chuvoso ter impedido algumas pessoas de comparecer, muitos lá estavam e foi muito bom rever os amigos da terrinha.
E a surpresa de encontrar lá a professora Mariza Schiochet com vários de seus alunos, foi uma coisa de escritor famoso, coisa que eu não sou. Sou grande admirador de professores como dona Mariza, minha conterrânea, pois o trabalho abnegado e dedicado deles, no sentido de incutir o gosto pela leitura nos estudantes adolescentes, é uma coisa de valor inestimável. Sabemos que eles não ganham salários mais condizentes com o trabalho que realizam, que os motivem para realizar uma tarefa tão importante, mas eles se doam completamente, apaixonadamente em favor da cultura e do conhecimento dos seus pupilos.
É fantástico a gente ver jovens se interessando por leitura, lendo livros e interpretando textos, fazendo releituras do que leram, recriando textos de maneiras originais e inteligentes, não se prendendo, simplesmente, à mensagem que o autor quis passar na hora que escreveu. Essa juventude maravilhosa lê, entende o que o autor quis transmitir, cria em cima da obra original, levando o tema para outros gêneros de arte, como o teatro, o desenho, os jogos interativos.
Fiquei maravilhado com o que os alunos da professora Mariza fizeram baseados no meu livro “Flecha Dourada”. Um grande número de atividades que eu nem imaginava, uma gama de complementos para o livro que vai agradar muito mais aos leitores mirins, se agregados ao texto e aos desenhos já existentes. Fabuloso.
E além disso tudo, a professora ainda me levou à Biblioteca Municipal, que também faz parte da Feira do Livro, a partir deste ano, para que eu visse os trabalhos das escolas municipais lá expostos. Trata-se de uma mostra de atividades ligadas ao livro, leitura e literatura. Fui muito bem recebido pela administradora da Biblioteca Municipal Rolf Colin e, de quebra, negociamos a instalação do Varal da Poesia do Grupo Literário A ILHA – que na verdade hoje leva o nome de Projeto Poesia no Shopping – no interior daquela casa.
Então a incursão pela Feira do Livro de Joinville foi muito boa. Nos próximos dias publicarei entrevista feita pelos alunos da professora Mariza, que leram, comentaram e recriaram meus textos.

4 comentários:

  1. Maravilha Carlos,o mundo esta cheio de pessoas boas trabalhando,é muito bom ler seus textos eu gosto muito e para mim voce é famoso.tudo de bom BEIJÃO

    ResponderExcluir
  2. Luiz Carlos, em conjunto com a profe. Mariza, tenho certeza vocês vão longeeee, parabéns pela sua passagem na feira do livro em Joinville.
    Fiquei muito feliz em vê-lo . um forte abraço.
    Beti - Curitiba - PR.

    ResponderExcluir
  3. :D A Profª Mariza é uma ótima professora mesmo, além de uma ótima mulher. Nós ficamos felizes tambem de trabalhar autores pequenos. :D É bom pra conhecer o trabalho das pessoas de SC, e tambem um modo de incentivo para nós, jovens, alunos, começarmos escrever. Já que muitas vezes isso parece ser meio distante, raramente passa pela cabeça de um jovem criar um blog como este para escrever, Mas com professoras como a Mariza, nos faz perceber que nao é nada careta sair escrevendo cronicas e poesias. Beijos...

    ResponderExcluir