COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 20 de junho de 2010

FICHA LIMPA ESTÁ VALENDO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

E a Ficha Limpa, agora é lei. Promulgada em 4 de junho, a Lei Complementar 135 já está valendo para as eleições deste ano, segundo parecer do Tribunal Superior Eleitorial, consultados acerca da validade da lei em 2010 e sobre os casos em que se aplica.
Além de valer já neste ano, deverá impedir registro de candidatos que tenham sido condenados por órgão colegiado antes da publicação da norma e, ainda, aumentar prazos de inelegibilidade de três para oito anos para quem está sendo processado ou já foi condenado com base na redação anterior da Lei das Inelegibilidades.
Isto significa que a esperteza dos políticos que mudaram um verbo, na proposta original do projeto da Lei Ficha Limpa, para que não fossem alcançados por ela, não funcionou.
A lei deverá ser aplicada aos candidatos condenados por um grupo de juízes antes mesmo da sua promulgação. Por 6 votos a 1, o plenário compreendeu que a alteração verbal não altera o principal objetivo da lei, que é resguardar o interesse público.
Vitória para o povo, que quer uma safra de novos políticos que trabalhem pelo interesse dos cidadãos, mais transparência na política brasileira, que precisa de candidatos decentes para que possa votar em alguém nas próximas eleições. Vamos ver o que acontece daqui para a frente, vamos conferir se realmente a lei será cumprida, se todos aqueles que tem ficha suja ficarão de fora.
Os corruptos de plantão tentarão algum meio de se livrar, então cabe a nós verificarmos as fichas dos candidatos – agora podemos pesquisar e saber, tudo está na internet – e fiscalizarmos. E não votar nos candidato que não tenha ficha limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário