COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 15 de junho de 2010

OS PRIMEIROS VOLUMES DA COLEÇÃO LETRA VIVA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A Coleção Letra Viva, de crônica, está lançada. Os três primeiros volumes foram apresentados ao público na 3ª Feira Catarinense do Livro, realizada do fim de maio ao início do mês de junho, em Florianópolis.
O primeiro volume – embora eles não estejam numerados – é o da poeta, cronista e atriz Célia Biscaia Veiga, “Figuras nas Nuvens”. Este é o segundo livro da autora – ela já publicou “Palavras e Exemplos”, dentro da coleção Poesia Viva – e ele reúne parte das crônicas que Célia publicou no caderno AN Cidade, do jornal A Notícia, por dois anos.
A prosa de Célia é centrada no cotidiano, na atenção à movimentação do ser humano ao seu redor. Além do registro do dia a dia na sua cidade, no seu estado, no seu país, ela se preocupa com a natureza, com o social, com a convivência e sobrevivência do próximo. Nada escapa ao seu olhar atento. Por isso, seu livro é prazeroso de se ler.
Jurandir Schmidt assina o segundo volume da coleção. O poeta e cronistas já publicou opúsculos de prosa e de poesia, vários deles, mas este é o seu primeiro livro. A obra de Jurandir tem forte cunho humanitário e ecológico. Ele é o cantor do homem da terra, do campo, do verde e da manutenção do meio ambiente. Seu brado tem ecoado tanto através da poesia como através da crônica e muitos outros brados têm se unido ao dele, em uníssono, por um mundo melhor, por um futuro mais humano e feliz.
O terceiro volume é de Mary Bastian, escritora de literatura infanto-juvenil das mais importantes aqui do sul, com vários livros publicados, que enveredou, com sucesso, pela produção de crônicas. Ela publicou livros como “Capitão Morcego e seus detetives”, “ACharada do Anel de Esmeralda”, “Mistério no Ar”, “O Rio que ficou Triste”, “A Creche Mal Assombrada” e “Contos de Oficina”. Como se vê, a obra dela é bem ampla.
Sua crônica é focada no cotidiano, com fino humor e sutil ironia, tornando o seu texto sempre muito agradável de se ler. A experiência adquirida ao escrever para crianças, torna a sua crônica ainda mais interessante. Qualquer assunto submetido a sua criatividade transforma-se em uma peça literária ótima para se degustar.
A coleção começou, assim, muito bem. Brevemente, novos nomes que cultivam a crônica e que são integrantes do Grupo Literário A ILHA também comparecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário