COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A DISPONIBILIDADE E O PREÇO DO E-BOOK

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Hoje volto a falar de livro eletrônico, porque é um assunto em ebulição, todo o mundo está de olho nas novidades e a gente descobre informações novas a cada dia.
Falei, recentemente, que o Brasil já tinha sua loja de e-books, no site da Livraria Cultura, que está vendendo o pacote completo, e-books com um leitor eletrônico, o e-reader Alfa da Positivo. Pois na verdade não é a única, temos também a livraria virtual Gato Sabido, que também disponibiliza milhares de títulos, embora a maioria seja em inglês, e vende o e-reader Cool-er.
Temos, ainda, à venda por essas bandas de cá, um e-reader com software próprio, nacional, embora o hardware seja fabricado na China, o Mix Leitor D, da Mix Tecnologia. Além desses e do Kindle e do I-pad, há também o leitor eletrônico de e-books Pandigital, prometido pela Tecnoworld para outubro.
Vê-se que o livro digital está disponível para quem quiser aderir. O preço do leitor digital é meio salgado, começa em setecentos reais e vai até mais de mil reais. Aliás, há um por menos de setecentos reais, justamente o Kindle, o primeiro de todos, que conseguiu desmistificar o livro eletrônico, começando uma revolução no ato de ler, e pode ser comprado também por brasileiros, por quinhentos e cinqüenta reais – valor dele, que é de cento e oitenta e nove dólares, mais os impostos de importação.
Mas não foi só o preço dos e-readers, leitores eletrônicos para nós, brasileiros, que me deixou preocupado. Andei navegando pelas livrarias virtuais, aquelas que oferecem o livro em versão digital, e fiquei assustado com o preço de alguns livros. Vi livros em formato pdf e epub de dois reais, mas também vi vários outros preços, num crescendo, de até mais de quarenta reais. Não era para ser muito mais barato do que o livro de papel, já que não há custo de impressão, o custo do papel, transporte, distribuição, etc? Encontrei livro que a versão impressa custava cinqüenta e quatro reais e a versão digital custava quarenta e nove. Será que vai ser assim?
Desse jeito, não vai ser o preço do leitor (e-reader) que vai inibir o leitor, mas sim o preço do próprio livro (e-book). Vou acompanhar para ver como isso vai ficar.

4 comentários:

  1. E eu vou acomapanhar com você, pois, de fato, é algo que precisa ser bem conhecido, divulgado e fortalecido em seu conceito, porém não cabe, realmente, essa exploração mercadológica que vc relata e que tb tenho visto. Ótimo tema e, sempre, bem escrito. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pois então, Márcia. Como eu disse no texto, fiquei espantado com a pouca margem de diferença, em muitos casos, do preço do livro impresso e do digital. Alguma coisa não está cheirando bem. Parece que o livro tradicional terá mais sobrevida do que pensávamos.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir
  3. Luis passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  4. Passei no seu site, também, Rodrigo, e achei muito interessante. Vou voltar, pois preciso controlar meu peso, por causa do joelho e da pressão, e lá há material muito bom para ajudar nisso.
    Grande abraço do Amorim

    ResponderExcluir