COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 29 de abril de 2011

PEQUENAS TIRAGENS NA PONTO DA CULTURA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/  
Quero alertar as pessoas que pretendem imprimir seus livros em pequenas tiragens, encomendando mais exemplares conforme a demanda. Precisei contratar uma editora dessas que fazem pequenas tiragens, procurei na internet e achei, mas tive uma péssima experiência.

Mandei os arquivos em pdf de um livro infantil de uma amiga que estava com a segunda edição esgotada e a editora que o publicara não existia mais. Pedi um orçamento à Ponto da Cultura Editora, do Sr. Mario Stavolta, e ele me retornou com os preços. Então fiz modificações de última hora na última página do livro e na capa e enviei de novo para que fosse feita a impressão. Mas o editor, para minha surpresa, declarou que não poderia imprimir o livro com os arquivos em pdf que havia enviado, que precisava dos arquivos em jpg, porque havia ilustrações. Telefonei a ele e conjeturei que todo mundo faz a impressão com os arquivos em pdf, mas não adiantou, ele bateu o pé e tinha que ser em jpg. Enviei meus arquivos em pdf para um profissional de editoração gráfica e ele transformou os arquivos em jpg. Mandamos um linke ao editor para ele puxar os arquivos, mas ele se recusou a recebe-los no computador dele, porque “demoraria muito”.

Paguei uma remessa por sedex e mandei pelo correio.

Pedi que o sr. Stavolta conferisse para ver se era isso mesmo e ele confirmou, disse que imprimiu e que estava tudo certo. Então paguei metade do valor acertado e pedi que me enviasse uma prova.

Aí complicou ainda mais. O sr. Stavolta me mandou mensagem dizendo que a impressão, agora, não ficara boa, que as imagens em cores ficaram bem, mas os textos em preto ficaram borrados. Questionei-o quanto à mensagem que havia me enviado anteriormente, dizendo que estava tudo certo. Ele deu a desculpa que tinha impresso o livro em preto e branco, quando do recebimento dos arquivos, quando na verdade o livro é em cores.

A solução foi fazer novamente os textos do livro. Só que, a essa altura, ele já queria modificar o orçamento inicial e queria cobrar mais pelo livro. Disse a ele que ele não poderia mudar o orçamento no meio do serviço e alertei-o que estava com o registro de toda a “negociação” que tivéramos até então.

Ele finalmente me enviou a prova do livro. Só que ele usara não os arquivos em jpg que ele havia exigido e que eu tive que enviar por sedex e sim o primeiro dos arquivos que eu havia enviado. Ora, se ele exigiu que os arquivos fossem em jpg, eu não me preocupei com a possibilidade de ele viesse a usar o primeiro arquivo que era em pdf, uma vez que ele me garantira que não havia condições de fazer o livro com arquivos que não fossem jpg. Além disso, havia erro na capa, que ficou com uma tarja em branco do lado direito, que ele não cortou porque a capa estava desproporcional em relação ao miolo e se fizesse o acabamento cortaria parte útil das páginas internas.

Fiquei indignado com a incompetência do “editor” e liguei para ele perguntando porque exigira que transformássemos os arquivos de pdf para jpg, se ele não usara os arquivos que pediu, que a impressão estava errada porque fora feita com os primeiros arquivos enviados em pdf. Ele só me pediu que eu ficasse calmo, que aquilo não era nada, que não era para eu ficar nervoso como estava.

Depois mandou-me mensagem dizendo que “achara” os arquivos em jpg que ele exigira e que mandaria os livros com a impressão correta da última página.

Só que ele não envia os livros sem que se pague o saldo, a segunda metade. Mandou a conta, para que fizéssemos a tranferência para a conta dele, só que somava cinqüenta reais a mais do que era devido. Acrescentou, é claro, a despesa com remessa da prova e dos livros, mais os cinqüenta reais que extrapolavam o orçamento.

Retornei a mensagem mostrando os recibos dos pagamentos e provando que havia cinqüenta reais na conta que não devíamos. Ele acabou concordando e mandou os livros por PAC.

Então, previno a quem esteja procurando esse tipo de serviço, que não vale a pena passar por tudo isso. E o livro nem ficou com uma apresentação muito boa. A impressão colorida ficou meio carregada, como se fosse feita com uma matriz de off set de má qualidade. Na verdade, a impressão dele é digital. Tenho toda a troca de mensagens e recibos para comprovar o que está exposto acima.

22 comentários:

  1. lamentável !!! alguns só pensam em levar vantagem em cima do outro,,como o escritor consegue viver e levar a alegria da leitura se aqui, já começa o calvário.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Você salvou minha vida!!! Digo, meu livro! :)

    Muito Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  3. bom dia caro Luiz Carlos,
    é lastimável né, mas as vezes essas coisas acontecem, vc está com toda a razão, eu ficaria também muito triste com o ocorrido. Mas eu já fiz e faço meus livros com o srº Stavolta, e graças a Deus até agora estou satisfeito com serviço prestado... Nós todos somos passivos de erros, nem sempre acertamos... as vezes temos que dar mais uma chance as pessoas para corrigir seus erros.
    att.
    Paulo Araujo.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELOS LIVROS...
    SUCESSO PARA TI ESCRITOR LUIZ CARLOS.
    Abç. fraterno.'.

    ResponderExcluir
  5. Contactei o Sr. Mário Stavolta para publicação de 50 cópias de um livro,e, em abril de 2012, foi dado o aval e foi depositada a importância combinada(em conta neutra)então após o prazo de 15 dias após ele dizer estar imprimindo e o prazo estipulado era "uma semana" enviei um e-mail para saber o andamento, quando o e-mail que envia respostas automáticas, anunciou que até o final de junho estaria em viagem à Europa para providenciar maquinários. O que fazer, esperar... é isto que faço. Será que alguem pode me ajudar?
    Att

    ResponderExcluir
  6. sr. luiz carlos, poderia indicar uma editora de pequenas tiragens mais agil e confiavel?

    ResponderExcluir
  7. Rapaz... você acaba de me dar uma ajuda e tanta com esse alerta. Estou com dois livros para pequena tiragem e um medo dos diabos do que pode vir pela frente.

    Obrigado,
    Abs.

    José de Almeida Bispo
    http://almeidabispo.blogspot.com
    http://www.youtube.com/user/andarilho59
    http://www.panoramio.com/user/4642075
    http://www.youtube.com/user/josedealmeidabispo
    http://serradeitabaiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bom, já estava para enviar minha obra para essa pessoa, agora preciso rever meus conceitos... Obrigado por nos alertar.. Abraços..

    ResponderExcluir
  9. William
    Fiquei surpreso ao ver os comentários sobre o sr. Stavolta neste blog. em 2010 procurei a Ponto da Cultura para Publicar meu Livro, não sabia que estava entrando em um problema. Para ter certeza que eu iria ter um bom livro fui pessoalmente a maricá na sua editora (digo, casa ) logo que cheguei fiquei surpreso por não ver um ponto comercial, mais deixei o preconceito de lado e resolvi apostar no trabalho dele. Eu levei tudo pronto, editorado, em um pendrive e também as capas prontas (prontas mesmo 100 capas impressas em papel couchê 250 gr. para ter certeza que não iria ter divergências de impressão. Eu tinha recebido de presente para o lançamento um bufett , e estava muito feliz. Porém o sonho virou pesadelo. Quando fui pegar meus livros, ele me deu numa caixa fechada e eu vim correndo para casa, em Cabo Frio, estava a poucos dias do lançamento. Qual foi minha decepção quando vi os livros em casa: Paginas soltando, página repetida em todos os livros, a capa sem laminação e maior que o miolo, enfim um lástima. Tive que fazer um lançamento de pedido de desculpas. Quando liguei para o Sr. Stavolta reclamando, ele me disse que se tivesse problema com algum livro ele trocaria, ao que eu disse que eram todos. Preferi desistir de tudo naquela época e deixar pra lá, perdi meu dinheiro, e meu sonho.
    Porém três anos depois aconteceu um reviravolta na minha vida. É que eu sou gráfico a mais de 30 anos, conheço todo o processo de publicação de livro, mas não tinha editora. Neste ano decidi transformar minha gráfica em Editora e publiquei meus livros depois, de outros escritores, até que tenho uma sólida empresa de publicação de livros, com impressão de alta qualidade, guilhotina industrial para refile de até 50 livros de vez, vincadeira industrial que vinca com precisão, e 02 lojas físicas para que o cliente possa fazer a prova do seu livro.
    Eu sei o que é ter um livro , por isso faço todo o processo desde o registro até a impressão e acabamento com muito carinho. Transformei minha decepção com a Ponto da Cultura em uma alavanca para fabricar livros com resistência (NÃO SOLTAM FOLHAS) com capas criativas , laminadas com uma belíssima impressão,
    Tenho em minha editora exemplos de livros editados por nós, (equipe Visão Editora) que são o testemunho eloquente de responsabilidade e ética com quem sonha em ter um livro editado (mesmo que seja , como tenho feito, apenas um manuscrito)
    Bom esse é meu testemunho. Obrigado pelo espaço
    Visite o site www.visaograficaeeditora.comunidades.net
    meu tel. (22) 99725 2879

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Tenho 14 livros escrito por mim e estou a principio interessado em publicar um deles por hora e gostaria de o publicar em tiragem entre 20 ou 30 exemplares. Pois a principio, vou utilizar estes 20 exemplares para trabalhar com eles!

    Livro Educacional Didático
    40 Paginas em preto e branco de texto
    05 Gravuras em preto e branco
    Medidas 14 x 20
    Faltando capa e contra capa
    faltando correção ortográfica e gramatical
    Tiragem entre 20 e 30 exemplares:

    ALOÍSIO SAMPAIO DE LEMOS
    RIO DE JANEIRO
    021 - 980818460 WATSAPP - 997510722
    aloisio.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Tenho 14 livros escritos por mim e estou a principio interessado em publicar um deles. Por hora eu gostaria de fazer em tiragem entre 20 ou 30 exemplares. Pois a principio, vou utilizar estes 20 exemplares para trabalhar com eles!
    __________________________________
    Dados do livro
    Livro Educacional Didático
    40 Paginas em preto e branco de texto
    05 Gravuras em preto e branco
    Medidas 14 x 20
    Faltando capa e contra capa
    faltando correção ortográfica e gramatical
    Tiragem entre 20 e 30 exemplares:
    __________________________________

    ALOÍSIO SAMPAIO DE LEMOS
    RIO DE JANEIRO
    021 - 980818460 WATSAPP - 997510722
    aloisio.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluisio, em São Paulo tem uma gráfica que faz para você. Eu fiz lá e ficou ótimo. Chama -se Forma certa. só pesquisar por esse nome que você vai encontrar.

      Excluir
  12. Eu tinha acabado de encomendar 40 livros com o S. Mário quando li esta crônica. Fiquei muito preocupada na hora, afinal eu já havia pago a segunda parte e não havia como voltar atrás. Ele cumpriu o prazo, mas o correio do Rio de Janeiro não funciona e demoraram 20 dias para entregar meus livros. Chegaram hoje e ficaram muito bons. Eu quis compartilhar isso com vocês...

    ResponderExcluir
  13. Passei pelo mesmo! Folhas despencando e livro mal acabado. Sr. Mario fica bastante "nervoso" quando o autor reclama. Desisti. Foi decepcionante!

    ResponderExcluir
  14. Passei pelo mesmo! Folhas despencando e livro mal acabado. Sr. Mario fica bastante "nervoso" quando o autor reclama. Desisti. Foi decepcionante!

    ResponderExcluir
  15. Isso abre muito os horizontes da literatura.

    ResponderExcluir
  16. Pretendo lançar um mini periódico sobre dicas de como se gastar menos no dia a dia

    ResponderExcluir
  17. Como os amigos acima, pretendo lançar um periódico muito em breve!

    ResponderExcluir
  18. Que filho da puta. Também sou vítima desses canalhas pilantras que só querem dinheiro não se importa com o autor.
    A editora adros chegou a me colocar no SPC e nunca me entregou os livros.

    ResponderExcluir