COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 30 de outubro de 2011

FALHA NO ENEM, DE NOVO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor e editor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


A torcida era para que, neste ano, o ENEM funcionasse, não é mesmo? Pois não funcionou. Para honrar a tradição de lambanças dos últimos anos, como 2009, quando vazou o conteúdo da prova e em 2010, quando houve erros de impressão, este ano vazou de novo parte das questões da prova e estão pedindo o seu cancelamento.

Que Ministério da Cultura é esse que não consegue assegurar o sigilo de uma prova? Aliás, fiquei sabendo que a culpa é do próprio Minc, que organiza as provas. Senão, vejamos: O Minc, responsável pelo Enem, faz um pré-teste, aplicando-o a cem mil alunos, para daí avaliar e escolher as questões definitivas. A coisa começa com questões formuladas por professores de cinquenta e nove universidades brasileiras, cerca de seis mil perguntas, que são revisadas e de onde sai o pré-teste. Então o MINC separa o joio do trigo e temos o Exame Nacional do Ensino Médio.

O interessante disso tudo é que o pré-teste é, na verdade, a abertura para que as pessoas envolvidas nessa “simulação”, inclusive os cem mil alunos, saibam o que pode cair no Enem. Os alunos que responderam a pré-prova podem copiar, podem lembrar de questões e anotá-las e passá-las adiante. Não é ingênuo pensar que isso não vai acontecer?

O que poderá acontecer no próximo ano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário