COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 15 de outubro de 2011

O DIA DO PROFESSOR

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


De sorte que hoje é o dia do professor. Sorte? Verdadeiramente não sei. Primeiro, que não recebi nenhum cumprimento hoje, porque não estou na ativa. Segundo, que o professor é um profissional muito pouco valorizado, pouco respeitado, mesmo. É o professor que forma o adulto de amanhã – com a ajuda da família, que já deveria ter começado e dado um bom encaminhamento na educação das suas crianças – mas não ganha um salário condizente com a sua missão e com a sua dedicação. Não só na escola pública, como na particular também. Na rede pública o problema é bem maior, porque além de ter remuneração insuficiente, não há equipamento para trabalhar e as escolas estaduais, geralmente, tem péssima manutenção.

Então quero render minha homenagem aos professores, todos os professores, por este trabalho tão importante que é passar conhecimento as nossas crianças, para que sejam pessoas educadas e instruídas amanhã, quando estarão no mercado de trabalho e à frente dos destinos de nossa nação.

Tenho amigos que são professores e professoras dedicados e abnegados, verdadeiros heróis da educação, fazendo um trabalho excepcional, apesar de mudanças em nosso sistema de ensino que, ao invés de melhorar, tende a tornar o trabalho deles ainda mais difícil.

Vejo-os fazendo trabalho pioneiro no sentido de levar a leitura e a literatura até nossos leitores em formação, mesmo que o conteúdo programático não privilegie essa aproximação autor/leitor.

Parabenizo, então todos os professores, ainda que não sejam reconhecidos como deveriam ser.

Um comentário:

  1. Parabéns, você é um ótimo professor. Obrigada pelos seus livros que ensinam os alunos a aprender amar e respeitar a literatura catarinense.. Belas marcas e momentos foram marcados na mente dos alunos da escola JOrge Lacerda e CAIC Mariano Costa - seus livros sempre são disputados para levar para casa nas aulas de leitura. Obrigada pelo dom de escrever e promover o saber. Abraços

    ResponderExcluir