COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

POETAS MENINOS



Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/  

Hoje recebi uma carta do escritor e amigo Celestino Sachet, um dos baluartes da Literatura Catarinense. Eu havia lhe enviado, recentemente, um exemplar da segunda edição da minha antologia poética “Nação Poesia” e ele leu, apreciou e me enviou a mensagem mais bonita que eu poderia receber, um testemunho espontâneo que me deixou atônito, tive que ler duas vezes para ver que era para mim. E não posso deixar de dividir isso com todos vocês, antes de colocar na contracapa do próprio livro, em uma próxima edição:

“Meu poeta-menino, irmão gêmeo do menino-poeta. Na manhã de um domingo friorento e chuvoso, percorri teu livro com ganas de curtir poesia. E me dei bem!

Teu “Nação Poesia”, a partir da capa, é um primor. Na sequência em que fui namorando teus versos, descobri que você é um poeta com todas as letras da linguística e com todas as artes de teoria da literatura. Já me explico.

O teu poema é uma síntese moderna do Olavo Bilac, no “Profissão de Fé”, quando sugere “Torça, aprimora, alteia, lima / A frase; e, enfim, / No verso de ouro engasta a rima, / Como um rubim.”

A grande maioria de teus poemas tem este final de ouro. Tomo como modelo o poema “Poeta”. Dentro dos últimos cinco versos, veja a força que explode em “que me divido / em mais eus”.

Mas você é também Drummond, quando desafia – “Penetra surdamente no reino das palavras”. Só que você corrige Drummond e penetra “meninamente” na magia das palavras. Toda a sua (tua) poemática é de menino – Natal – passarinho – árvore – jacatirão.

Ah, seu bandido! Essas histórias de menino fazem saltar lágrimas no leitor. Um abraço de admiração do menino que continuo sendo.”


2 comentários:

  1. Parabéns caro poeta Amorim!Tenho orgulho de participar do Grupo Literário "A Ilha" que voce criou e mantém há 31 anos. Viva a sua nação que é plena de poesia, e tal poesia é retrato da sua prática de vida!Abraço daqui da praia do Mar Grosso Laguna/SC

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, menina. Também sou seu fã e tenho orgulho de tê-la no nosso grupo.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir