COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

domingo, 23 de outubro de 2011

SARAU DE POESIA EM SÃO JOSÉ

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Aconteceu, no último sábado, no Teatro Adolpho Melo, em São José, A Noite Poética Josefense, um sarau de poesia em homenagem ao Dia do Poeta, que ocorreu no dia 20 de outubro. Além de declamação e leitura de poemas, houve também apresentação de dança de salão, pela Academia Ateliê de Dança e canto, inclusive de quatro belíssimas peças, pelo Coral do Hospital Florianópolis, que eu diria ter sido o destaque da noite.

Uma combinação muito feliz, juntar poesia com dança e com canto. Uma noite belíssima, Idealizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José e da poetisa e jornalista Hiamir Polli.

O teatro do Centro Histórico de São José estava lotado de poetas, escritores e simpatizantes de literatura, que aplaudiram entusiasticamente todas as apresentações. Fazia tempo que eu não via um sarau animado e interessante como essa noite poética em São José.

Segundo soube, esta foi a primeira edição e outras virão. E é muito bom saber disso, pois a poesia precisa der disseminada, cada vez mais, a poesia precisa ser dita e ouvida. E saraus como este celebram a poesia e a divulgam, para que mais pessoas descubram que gostam dela e passem a lê-la mais.

Como o evento foi uma homenagem pela passagem do Dia do Poeta, todas as Academias, Grupos e Associações Literários da Grande Florianópolis foram homenageados. Gostei de tudo e espero que o evento continue, pois precisamos, cada vez mais, popularizar a poesia. Mas fiquei um pouquinho triste porque o Grupo Literário A ILHA, há onze anos na Grande Florianópolis, mais exatamente em São José, do alto dos seus 31 anos de atividades em prol da literatura catarinense, não foi lembrado. Uma pena.

Parabéns a poetisa Hiamir e à dona Rosinha, da Fundação de Cultura de São José, pela realização de tão importante evento para a nossa poesia. Foi muito interessante o convite da organizadora, hoje pela manhã, para o evento, pois coincidiu com a saída do prelo da segunda edição da minha antologia poética “Nação Poesia”.

Um comentário:

  1. Caro Amorim: mesmo daqui da nossa Laguna eu freqüento amiúde os eventos da ilha de Santa Catarina. Já fui a muitos lançamentos, a feiras, oficinas, etc. Conheço pessoalmente vários dos poetas, escritores, artistas e promotores culturais. Visito muitos blogs, assino jornais, e garanto que hoje pode se dizer que há opções inúmeras de programação cultural por aí.Ocorre que há muitas "tribos" em Florianópolis e as vezes não ocorre aos organizadores lembrar que um convite será mais um bom elo de ampliação e divulgação de um projeto como esse. Garanto que vc teria estendido a todo grupo que coordena algo como este sarau. Torçamos para que no próximo o Grupo A Ilha seja lembrado! Abraço e parabéns pela vigilância ininterrupta à presença da arte poética. Fatima/Laguna/SC

    ResponderExcluir