COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 4 de dezembro de 2011

O ECOMUSEU E A HISTÓRIA DE FLORIANÓPOLIS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Ontem estive de novo no Ribeirão da Ilha, o berço da colonização açoriana em Santa Catarina. Como o nome bem diz, o bairro fica na Ilha de Santa Catarina, que por sua vez compõe, com parte do continente, a cidade de Florianópolis. Pois o Ribeirão é um lugar lindíssimo, é um cartão postal à beira-mar, é uma paisagem paradisíaca.

Voltei ao local onde foi realizada a minha posse e de outros dois escritores catarinenses na Academia Sul Brasileira de Letras. É uma propriedade à beiramar do escritor Nereu do Vale Pereira, outro que tomou posse no dia 18 de novembro. Nela está localizada uma pousada, um restaurante à beiramar que funciona nos finais de semana e o EcoMuseu.

Fui almoçar no restaurante, que a comida lá é muito boa. Mas aproveitei também para rever os diversos tipos de orquídeas que há na propriedade e para visitar o EcoMuseu.

O EcoMuseu, uma atração turística da Ilha, é formado por um auditório onde é exibido um vídeo muito interessante e esclarecedor sobre a história da colonização açoriana na então Desterro, com a chegada de seis mil pessoas vindas dos Açores, entre 1748 e 1856, acompanhado de palestra sobre o assunto. Também faz parte do EcoMuseu uma autêntica casa açoriana, construída em 1921, com móveis antigos, equipamentos domésticos artesanais, peças sacras e folclóricas e um engenho artesanal de farinha de mandioca.

Visitar aquele lugar é ter uma fenomenal aula de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário