COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 4 de março de 2012

FEMUSC, DE JARAGUÁ DO SUL PARA O BRASIL

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/



Começou a ser exibido, finalmente, no primeiro final de semana de março, na TV Senado, o FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina. Uma equipe daquela emissora esteve em Jaraguá do Sul e em outras cidades do norte do Estado onde o evento acontecia, em fins de janeiro e começo de fevereiro, e fizeram uma completa cobertura, que agora começa a ir pro ar. Aliás, esse é um detalhe, de somenos, talvez, mas que pode confundir quem não é do norte catarinense : o apresentador não mencionou que o festival é apresentado não só em Jaraguá, a sede dele – mas também em várias outras cidades, como Blumenau, Joinville, Guaramirim, Corupá, São Bento do Sul, etc.

Afinal, a TV Senado cobre todo o país, via TV paga. Mencionei que pode confundir o espectador, porque no primeiro programa, o apresentador falou sobre o festival e o localizou em Jaraguá do Sul, mas as peças apresentadas foram gravadas em Joinville e no vídeo aparecia essa informação: Teatro Juarez Machado, Joinville, SC.

A verdade é que é muito bom poder ver e ouvir de novo quase tudo o que foi executado na sétima edição do Femusc. Gente como eu, que aprecia imensamente a música clássica, pode ver novamente todos os concertos apresentados por grupos de músicos formados por professores e alunos de vários pontos do Brasil e de vários outros países. Como eu já disse em outra oportunidade, é um privilégio poder ouvir aqueles grupos, pois são formações únicas, que não se repetirão, no futuro, muito provavelmente, pois elas reúnem músicos oriundos de lugares bem distantes.

Mas o mais importante é que o Festival de Música de Santa Catarina, colocado no ar pela TV Senado pode, dessa maneira, ser visto por amantes da boa música em todo o país.

O FEMUSC é um festival escola, e são os músicos que vem de vários estados e países para fazer música aqui, não são os ouvintes que se deslocam para cá. Eu, que vou daqui de Florianópolis para Jaraguá para usufruir desses dias maravilhosos de música erudita, sou um dos poucos espectadores de fora, sou um caso à parte.

Cá pra nós, tenho um pouco de inveja das populações do norte catarinense, que tem, em qualquer das cidades contempladas com o festival, um teatro perto de casa com concertos gratuitos da mais bela música.

O programa da TV Senado que está apresentando o Femusc é Conversa de Músico. Amantes da boa música, sirvam-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário