COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 2 de março de 2012

COLETA SELETIVA EM SÃO JOSÉ

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Uma matéria no Jornal do almoço, sobre reciclagem de lixo, chamou-me a atenção, ontem, dia primeiro de março. Reciclagem de lixo é uma coisa muito é uma coisa muito boa para todos nós, para a sobrevivência do nosso planeta. Tudo o que for feito neste sentido deve ser apoiado, copiado, festejado.

Mas a Associação Comunitária Aparecida de Reciclagem de Lixo de São José, que faz a reciclagem de todo o lixo seletivo coletado pela Prefeitura Municipal, está praticamente sem trabalho, porque o material que está vindo não é lixo que é separado que deveria vir – plástico, papel, vidro, etc. A usina de reciclagem está literalmente entupida, coberta de lixo comum, lixo doméstico: restos de comida, papel higiênico, fraldas, etc, etc.

O objetivo da matéria era conscientizar a população de que o lixo para o caminhão de lixo seletivo deve ser separado, não deve ser entregue para o coletor de lixo reciclável qualquer lixo.

Eu concordo. Mas acontece que o caminhão do lixo reciclável tem mudado o dia da coleta, não tem horário, passa a qualquer hora do dia. Atualmente, está passando, na minha rua, às sextas, de dia. O caminhão de lixo comum, no entanto, também passa na sexta, de madrugada. Então as pessoas que saem para trabalhar já colocam para fora o lixo comum cedo, a qualquer hora do dia, e parece que o caminhão do reciclável passa e vai pegando tudo. Será que não dá pra ver a diferença de um saco de lixo reciclável e um de lixo comum? Até pelo peso da pra ver isso. Mas o caminhão passa e leva tudo, então a usina de reciclagem está cheia, lotada, mas de lixo comum, que não serve para os trabalhadores da Associação trabalharem.

Hoje, sexta, por exemplo, aconteceu o contrário: o caminhão do lixo reciclável não passou, os sacos de lixo seletivo ficaram na calçada e quando o caminhão do lixo comum passou, logo após a meia-moite, levou tudo, lixo comum e reciclável.

De maneira que acho que o alerta é tanto para o público, que deve separar seu lixo e evitar colocar para fora lixo comum durante o dia, nos dias de coleta de lixo reciclável, e para os trabalhadores da prefeitura que fazem a coleta seletiva: estes precisam prestar mais atenção e não levar lixo que não pode ser reciclado

Um comentário:

  1. Caro Luiz Carlos, ainda que antiga sua postagem vale um comentário. Em meu condominio sofremos com o recolhimento de lixo reciclável, há contentor específico para lixos recicláveis (vidros, papelão, plasticos, isopor e outros materiais e móveis que caso queiram levar), pois toda terça-feira em areias passa o caminhão, os coletores abrem o contentor e escolhem o que lhes convém, deixando muito material pra trás, que com sorte é recolhido pelo caminhão de lixo "normal", que leva para aterros que neste caso só aumentam a poluição. Quando questionamos com os coletores pq não levam tudo, um disse que era por que havia comida no meio.. contestei.. mentira.. fui eu quem coloquei e é tudo papelão, plastico bolha e isopor... o colega daí respondeu prontamente, tem que colocar tudo em um outro saco de lixo, daí pergunto pra que? Se está tudo dentro de um coletor e pra que vou usar outro saco de lixo, produzindo mais um lixo pra eles levarem? Tudo mentira, estão escolhendo só o que lhes convém e dão mais retorno. Já reclamei na prefeitura... quem sabe um dia teremos uma real consciencia ecológica e não politicalha!

    ResponderExcluir