COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 29 de março de 2012

FLORIANÓPOLIS CONTINENTAL

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor e editor -



Assistindo a um programa em homenagem aos 286 anos de Florianópolis, completados no último dia 23 de março, vi um clipe com uma música em homenagem à cidade e me chamou a atenção um detalhe: toda a letra da referida música fala da Ilha, sempre fazendo crer que Florianópolis é apenas a ilha, quando isso não é verdade.

Isso vem reforçar a crença geral, errônea, de todos que não vivem na Grande Florianópolis, de que a capital catarinense é composta apenas da Ilha de Santa Catarina. E a parte do continente, onde ficam bairros importantes como Coqueiros, Itaguaçu, Estreito, Capoeiras, Balneário e outros?

Já comprovei inúmeras vezes – e fiz questão de esclarecer – esse fato, pois até na própria família da gente, quem não mora aqui acha que Florianópolis é apenas a Ilha de Santa Catarina. Viajo bastante para outros estados brasileiros e o consenso geral é de que Floripa é uma Ilha.

A música que homenageou a capital no seu aniversário é, sem dúvida, muito bonita, mas a sua letra deveria ajudar a esclarecer que Florianópolis não é só a Ilha de Santa Catarina, que uma parte da cidade fica no continente e não confirmar esse equívoco.

A mídia que divulga a capital catarinense fora daqui deveria frisar esse fato, para que as pessoas de qualquer parte do Brasil ou fora dele saibam que Florianópolis é, sim, a Ilha da Magia, mas tem também a sua parte continental, linda e próspera, com lindas praias – ainda que não próprias para banho - e bairros tradicionais e encantadores. Ainda que com problemas de segurança, igual a Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário