COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 30 de abril de 2010

A CÂMARA CATARINENSE DO LIVRO E O DONNA FASHION

Por Luiz Carlos Amorim – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Ontem estive no Donna Fashion, pois aceitei convite da Câmara Catarinense do Livro, que é uma das patrocinadoras do evento, para fazer o lançamento do meu livro de crônicas “Aphrodite e as Cerejeiras Japonesas”, dentro do programa Semana Cultural, nova proposta de agregar cultura e informação ao acontecimento de moda. O horário marcado no programa era dezesseis horas, e antes da hora estava lá. Tive que esperar, eu e a outra escritora que viria logo depois de mim, pois o espaço estava sendo usado pelos organizadores.
O que percebi foi que, apesar do fato de a Câmara Catarinense do Livro ser patrocinadora do Donna, ela parece não ter direito de usar o espaço previamente destinado para a “integração” da cultura com a moda, como vem sendo divulgado na publicidade do evento. O que aconteceu ontem já tinha acontecido antes, segundo representantes da Câmara presentes ao local.
Diante disso, uma pergunta que não dá pra calar: porque a Câmara Catarinense do Livro está patrocinando um espetáculo de moda, se ela tem a Feira do Livro para realizar? Não deveria ser o contrário, a CCL recebendo patrocínio para a sua feira do livro? As últimas edições da Feira do Livro de Florianópolis têm sido bastante fracas, em decorrência justamente de falta de verba para custear atrações paralelas e o convite de grandes nomes da literatura. E mesmo assim, com uma edição da feira para acontecer, a Câmara investe num evento que não está dando o devido apoio à literatura da terra, não está dando retorno no sentido de dar mais visibilidade à produção de escritores que aceitaram o convite para participar do evento?
Não sei de onde veio o dinheiro, pois a Câmara não tinha recursos nem para a feira. Li, na imprensa, há algumas semanas, que o Estado repassaria à CCL uma verba de trezentos mil reais para a realização da próxima feira do livro. Será esse o dinheiro usado para o patrocínio? Não consegui, ainda, resposta quanto a isso.
No último final de semana, li no Diário uma publicidade da CCL falando da próxima feira do livro de Florianópolis, com novidades promissoras. Se tudo o que está previsto lá realmente for concretizado, teremos uma feira ótima. Estou curioso para ver como vai ser.

3 comentários:

  1. Caro Amorim é deveras oportuna esta sua crônica.
    Tambem recebemos o convite da CCL para participar
    desse evento. Achei a iniciativa ótima: juntar
    livro e moda. Até porque livro combina com tudo!
    Já estávamos com os livros daqui para participar do Donna Fashion. Um imprevisto nos impediu.
    Fiquei muito triste que o projeto aí no Shopping tenha fracassado. Sim porque se não garantiram espaço e tempo para os escritores mostrarem seus trabalhos...
    Aguardando uma boa feira torcemos pelo sucesso do próximo evento. Triste também é ver a propaganda do governo falando em progresso, cultura, avanço...
    Esquisito né? Abraço e parabéns! M de Fatima B. Michels/Laguna/SC

    ResponderExcluir
  2. Mas não é a CCL que precisaria de patrocínio para fazer umas feiras do livro melhores? As coisas não estão invertidas?
    Não é incoerente?
    Gabi

    ResponderExcluir