COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 11 de abril de 2010

EDUCAÇÃO DE VERDADE

Eu, profª Mariza e filho, Wilson Gelbcke

Eu e alguns dos alunos da profª Mariza

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Estive ontem em Joinville, para fazer o lançamento de meu novo livro de crônica, “Aphrodite e as Cerejeiras Japonesas”, e “Flecha Dourada”, meu primeiro livro infantil.
É sempre muito bom voltar à praça Nereu Ramos, onde o Grupo Literário participou da Feira de Arte e Artesenato por vinte anos, com o Varal da Poesia – hoje Poesia no Shopping, o Recital de Poemas e projetos como a revista Suplemento Literário A ILHA, o projeto Poesia Carimbada, o projeto Pacote de Poesia e outros, além de lançamentos de livros solo dos poetas da praça e antologias.
Choveu na tarde de sábado, mas mesmo assim a feira estava com ótima frequência. Os organizadores da feira me receberam calorosamente e revi amigos escritores e jornalistas.
E fiquei muito feliz com a visita dos alunos da Escola de Ensino Básico Dr. Jorge Lacerda, que leram a minha obra e fizeram diversas atividades baseadas em crônicas, poemas e no livro infantil deste humilde escriba. Liderados pela professora Mariza Schiochet, educadora dedicada, criativa e de uma habilidade ímpar em fazer aflorar a criatividade dos estudantes e promover o gosto pela leitura.
Os adolescentes fizeram diversas trabalhos com textos meus. Leram, recriaram, comentaram, criticaram, construíram atividades interativas baseadas no livro “Flecha Dourada”, decoraram e declamaram poemas, até teatro eles produziram e encenaram.
É muito gratificante ver o trabalho da professora Marisa com os estudantes joinvillenses, trabalho que evidencia a alta qualidade da educação que pode ser praticada, resultado da dedicação e abnegada vocação para formar nossos cidadãos de amanhã, apesar da pouca valorização dada ao ensino pelos nossos governantes.
Voltarei a falar dos trabalhos, que estou absorvendo, devorando, um a um.

4 comentários:

  1. Amorim, amado!
    PARABÉNS!!! E pergunta se não morri de inveja de vê-lo com a amiga Mariza? Tô mortinha rsrs mas ressuscito e volto.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois então, Regina, precisamos nos encontrar também. Sei que aí vocês têm grandes feiras do livro, então preciso dar um jeito de participar de uma, um dia destes.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir
  3. Amorim, cada livro lido em sala de aula tenho sempre algo novo para aprender com o escritor e com os alunos. Trabalhar com seus livros foi muito gratificante. A Feira do Livro nos proporciona encontros culturais e de grandes amizades. Meu poeta querido, Muito obrigada pelo carinho com meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Amorim

    O trabalho proporcionado pela professora Mariza foi realmente muito bom,incentivou a nossa criatividade e nos mostrou as diversas crônicas interessantes que o senhor fez e continua fazendo!Obrigada pelo carinho para com os alunos do Jorge Lacerda e por se interessar pelos nossos trabalhos,espero que tenha gostado.


    Camila Lohana (2°ano 01)
    E.E.B.Dr.Jorge Lacerda

    ResponderExcluir