COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 21 de abril de 2010

FICHA LIMPA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Eu tinha pensado em não falar do assunto que vou abordar hoje, mas não dá pra deixar passar. Então o projeto de lei Ficha Limpa está no congresso (sim, com letra minúscula, mesmo) há meses. Por que será que não foi votado ainda? Talvez, apenas talvez, porque muito poucos “políticos”, nesta política brasileira tão corrupta, têm ficha limpa.
O projeto é de iniciativa popular e pretende impedir que “políticos” com processos contra eles ou que renunciam para escapar aos processos sejam candidatos. Ou, seja, a intenção é torná-los inelegíveis, o que na verdade eles são. E sabemos que há muita ficha suja nessa nossa “cultura” de corrupção e impunidade. Como é o caso do nosso atual governador. Ou não? Dúvida cruel, pois o julgamento foi empurrado com a barriga, como agora ele é governador - peixe grande - fica imune. Fácil, não é?Mas como esperar que esses “senhores” que aí estão, locupletados no poder, não legislem em causa própria, como é de hábito? É claro que eles vão empurrar com a barriga, vão adiar e adiar para não votar o projeto antes das eleições. E depois também.
É o absurdo dos absurdos não termos opção de bons candidatos para votar, eleição após eleição. É inaceitável termos que votar em candidatos desonestos, por falta de gente que queira realmente trabalhar pelo povo. A grande maioria quer se eleger para ficar rico, pois sem roubar já ganham fortunas: grandes salários, vantagens para isso e para mais aquilo, ajuda de custo aqui, outra ali, etc, etc. E além de tudo que ganham - nenhum outro trabalhador honesto ganha tantas vantagens - ainda roubam. Nem todos? Esperemos que sim.
Quando é que vamos ter uma renovação no poder público? Quando uma lei como Ficha Limpa poderá entrar em vigor para que possamos votar, finalmente, em candidatos decentes?Precisamos, mesmo, anular o voto, todos nós, para mostrarmos que não estamos de acordo com essa degeneração da política em nosso país.

2 comentários:

  1. adorei a cronica precisei de uma para apresenar na escola e issu me ajudou mo abrigado SR luiz vc me irrou dessa vo ficar lhe devendo essa falo ae breve

    ResponderExcluir
  2. adorei ajodou-me para estudar para o teste

    ResponderExcluir