COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 1 de agosto de 2010

DANÇA E CULTURA EM NOVA PETRÓPOLIS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Acabou o Festival de Dança de Joinville e eu vim para a serra gaúcha. Estava quente, aqui, para esta época do ano, mas esta madrugada o frio chegou pra valer. Temos sol, ao contrário de ontem, que choveu o dia inteiro e está um dia lindo, mas na sombra ou onde bate vento o frio é intenso.
Engraçado que vi o festival de dança e, quando cheguei aqui, estava começando o Festival internacional do Folclore de Nova Petrópolis, onde as danças típicas da região, de outras partes do país e de outros países, como Rússia, Iraque, Canadá, Argentina, Paraguai, Uruguai e outros são as principais atrações.
Então é fantástico, para nós, que gostamos de música e dança, poder apreciar mais espetáculos desse gênero, conhecer a música e as danças de outras regiões do Brasil e de outros diversos países.
Prazer e cultura, beleza e enlevo, em vários dias de apresentações, e tudo de graça.
É gratificante virmos para cá, tomar um banho de natureza, respirarmos o bom ar da serra, encher os olhos com as paisagens belíssimas que se descortinam para qualquer lugar que se olhe e, de lambugem, termos arte e cultura de brinde.
Acabei de passar pela praça e vi lá um grupo se apresentando, em belíssima performance. Deixo vocês com a crônica do dia e volto pra lá, que amanhã tomo o caminho de casa, o caminho da nossa Santa e bela Catarina.

2 comentários:

  1. Amorim, há uns 8 anos fomos visitar a região dos vinhedos e passamos aí em Nova Petrópolis.
    Veja o que é um povo organizado e que sabe valorizar o que tem. Nossa estadia por aí (era um ônibus com casais ) não durou mais que duas horas mas foi inesquecível.Logo que estacionamos veio nos receber uma bandinha formada por senhores de cabelos brancos, vestidos com trajes típicos e muita animação. Visitamos o LABIRINTO no centro da Pracinha, e conferimos os produtos coloniais (havia batata doce, assadinha com casca, na cinza quente), conversamos com aquela gente cheia de vontade de vencer. Em seguida fomos a uma feira de malhas num ginásio.
    Saímos de lá com a melhor das impressões.
    Dizem que é a cidade do Brasil com índice zero de roubo.Fui há pouco conferir no site a programação do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Petrópolis, não é fraca mesmo!Que bom, ainda temos muita coisa bonita e gente valiosa neste Brasil.
    Valeu a crônica neste domingo gelado assim a gente viaja virtualmente e se anima. O festival vai até metade de agosto!Esta é trigésima oitava edição!Abraço daqui. Fatima/Laguna/SC

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Fátima. Fiquei tão entusiasmado que deixei de dar algumas informações.
    Aquilo lá é uma beleza. O festival é na pracinha do labirinto, fecharam e cobriram uma rua ao lado e construíram um grande palco, que pode ser visto de toda a praça; precisa ver a rua coberta e toda a praça cheias o dia inteiro, assistindo às apresentações de dança.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir