COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OBRAS LITERÁRIAS SELECIONADAS PARA O VESTIBULAR

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Aproxima-se o final de ano e com ele os vestibulares. E o Enem, que deverá substituir o vestibular, pois muitas universidades já estão considerando as notas dessa prova para admissão a uma faculdade.
Muita gente se prepara para entrar na universidade, principalmente federal, que não é paga. É estudar, estudar e estudar. Como são muitas as matérias, os livros literários para leitura obrigatória não foram lidos, ainda, pela maioria. E para o vestibular da UFSC, por exemplo, são dez livros. Então é uma corrida atrás de resumos, de resenhas, de adaptações teatrais das obras, de orelhas, de prefácios, etc., para conhecer um pouco de cada uma e assim não perder pontos que podem ser decisivos.
O ideal é ler a obra na íntegra. Não é possível conhecer o estilo, a linguagem do autor e outras características, se não lermos o texto original. Nada substitui a obra completa. Mas já que existem os atalhos, se eles não forem usados como fim, podem ser ótimas dicas para se escolher qual livro ler primeiro, para se adquirir estímulo e poder ler com prazer.
Em Santa Catarina - e sabemos que em outros estados também – alguns grupos de teatro adaptam os livros selecionados para os vestibulares e os levam para o palco, para que os vestibulandos e qualquer outra pessoa que tenha interesse vá conhecer um pouco de cada obra e depois leia o texto integral.
Diria alguém: se apelarmos para as montagens, resumos, etc. para ganhar tempo, como utilizá-los para, a partir deles, ler a obra integral? Mas é assim mesmo que deveria funcionar. Deveríamos ler prefácios, orelhas, resenhas, resumos, ver peças para ter subsídios sobre a obra e seu autor e assim poder entrar de cabeça num livro com mais entusiasmo e paixão. É muito para se esperar de um livro indicado para o vestibular? Nem sempre. Há bons livros selecionados para vários vestibulares, por este Brasil afora.
Mas há também coisas ruins, como País do Carnaval, o primeiro e pior livro de Jorge Amado. Como já disse a minha amiga Urda, um desrespeito para com o amado Jorge, escolher logo o livro que ele mesmo achava o seu pior. E há também os livros colocados na seleção para alavancar vendas. Não sei o critério para a seleção desses livros, mas é importante que se conheça as obras, para que possamos ter uma opinião formada sobre cada uma, nossa própria opinião.

Um comentário:

  1. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    [Crônica do Dia]

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo


    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir