COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 16 de março de 2012

A ESCOLA PÚBLICA E O HORÁRIO INTEGRAL EM SC

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor e editor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


O governo do Estado vem divulgando na mídia que está implantando, a partir deste ano, o período integral para os estudantes da escola pública. Isto significa que as crianças ficariam na escola o dia todo: teriam um período de aula e outro de atividades, recreação e ajuda nos deveres de casa.

É muito interessante a possibilidade de haver período integral para estudantes de famílias de baixa renda, cujos pais trabalham e nem sempre podem estar com os filhos, em casa, num dos períodos do dia. Sem contar que, com mais tempo passado na escola, o aproveitamento poderia ser bem maior para os estudantes, além de poderem estar num ambiente seguro.

Então, seria muito bem vindo o horário integral. Mas se o Estado não dá conta do horário normal, de meio período, com escolas desativas por falta de manutenção, por falta de equipamentos e até de professores, como é que poderá manter o horário integral? Não há escolas suficientes para o horário de meio período, algumas estão caindo aos pedaços ou em reforma, obrigando a criação de um turno intermediário, em determinados casos.

Como querer implantar período integral, se não há estrutura para isso? Haverá necessidade de mais professores. Pagar o piso salarial determinado em lei já é um problema para o Estado, todo ano os professores são obrigados a entrar em greve para fazer cumprir o que é obrigação do poder público. Como aumentar o contingente de professores, se esses que aí estão tem que parar para que o Estado pague o que é devido?

Que venha o horário integral, que é necessário. Mas antes há que haver estrutura, primeiro o ensino público tem que funcionar direito no horário tradicional, para depois, então, aumentar a estrutura para estender o horário.

Um comentário:

  1. boa tarde sou uma mãe bastante preocupada com os estudos dos meus filhos,hj tenho enfrentado uma situação bastante dificil,recebi uma proposta de trabalho mais não pude aceitar ja que não tenho com quem deixar os meus filhos,pagar condução ou alguem para cuidar ia ficar muito dificil para mim.seria bastante interessante ter nas escolas o periodo integral mais sobre td que os professores recebesse o que é de seu direito para cuidar bem de nossas crianças e que melhorasse sim as estruturas das escolas..um abraço

    ResponderExcluir