COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 27 de maio de 2012

A QUARTA LIGAÇÃO ILHA-CONTINENTE

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://luizcarlosamorim.blogspot.com/


O novo acesso à Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, está indefinido de novo. Havia sido decidido, no ano passado, se não me engano, que seria uma ponte de concreto, do lado esquerdo da ponte Hercílio luz, visto do continente¸ mas recentemente voltaram a falar na possibilidade de um túnel submarino. A verdade é que a necessidade de um novo acesso é premente, e não é de agora, mas um túnel embaixo do mar parece um pouco de exagero, sem contar que o custo pode ser maior. Parece a escolha por um projeto megalomaníaco para impressionar em época de eleição, não parece?

Mas a melhor notícia, mesmo, é que qualquer que seja o tipo de acesso escolhido, vai ser cobrado pedágio. Não é interessante? O preço inicial é cogitado em dois reais e cinquenta centavos. Já é um absurdo cobrar pedágio, mais ainda um valor assim. Cinquenta centavos já seria muito caro, pois afinal já trabalhamos a metade de cada ano de nossas vidas só para pagar impostos.

É um problema bastante grande, pois se cobrarem pedágio, as pessoas evitarão o pagamento, continuando a usar as opções já existentes, as outras duas pontes. Quer dizer: o problema continuará o mesmo, os gargalos continuarão aumentando, prejudicando a mobilidade na Ilha e no continente.

Mas aí os donos do poder vão querer colocar pedágio também nas outras pontes. Esses pedágios dentro da cidade, para passagem de trechos tão curtos, não são inconstitucionais? Será que estão pretendendo acabar, finalmente, a obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz e substituir, mudar a galinha dos ovos de ouro?

Vamos ver se sai e quando sai esse novo acesso, uma nova ponte ou o túnel submarino. Para então ver como as coisas ficarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário