COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 15 de março de 2010

DANÇAR, DANÇAR, DANÇAR...

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A escritora Sonia Alcalde, colega no Coojornal do portal Rio Total, da nossa amiga comum Irene Serra, escreveu essa semana sobre trabalho, que não podemos parar nunca, temos que estar sempre fazendo alguma coisa, senão a gente morre. E é verdade. Minha vó Paula, enquanto morava em uma casa e tinha o seu jardim, a sua horta, vivia forte e feliz. Depois que mudou-se para um apartamento, sem muito o que fazer, assistia televisão e fazia tricô. Morreu em dois ou três anos.
Então eu cá, concordo com a Sonia e, aposentado que estou, escrevo, mas não só. Além de editar as revistas Suplemento Literário A ILHA e Mirandum, de fazer a atualização do portal Prosa, Poesia & Cia. do Grupo Literário A Ilha, do qual sou coordenador e de atualizar meu blog, faço hidroginástica, faço caminhada, faço musculação e faço aulas de dança. Não dá pra parar.
Ontem, ao voltar de uma prática na nossa academia, me propus a escrever de novo sobre dança, mas já era tarde e deixei pra hoje. E então li a crônica da Sonia, o que me lembrou do que eu tinha me proposto escrever.
Pra reforçar, um caderno de saúde me cai sob os olhos, já de manhã, adivinhem sobre o que? Dança: “dançar emagrece, tonifica os músculos, melhora a condição cardiorrespiratória e alivia o estresse”. Verdade, mas é só isso. Dançando, a gente se diverte e conhece mais pessoas, faz novas e boas amizades, melhora o bom humor, aumenta a auto-estima.
Sei que o começo, para quem acha que não sabe nada de dança, mas morre de vontade de aprender, pode parecer difícil. Mas não é. Temos professores muito bons em todo lugar e eles começam devagar, no passo-a-passo e quando a gente vê, já está dançando. Que o diga Renata, nossa competente professora de dança de salão.
Até eu, que tenho dois pés esquerdos já danço um pouquinho... Sou muito ruim ainda, mas já danço um tantinho.
Então, só há vantagem em aprender a dançar. Além de todas as vantagens que já foram apontadas, encontro outras no referido artigo: “a prática regular melhora a circulação sanguinea, , a qualidade do sono, trabalha a coordenação motora, a percepção espacial, a memória.”
E socializa, pois quem dança tem sempre aonde ir e com quem ir. Então, amigos, vamos dançar, não interessa a idade que temos. Dançar é vida.

2 comentários:

  1. Oi, Luiz: Instigaste-me a concretizar projeto antigo: entrar para um grupo de dança de salão (vou criar espaço na agenda).
    Meu marido e eu somos pés de valsa. Nas festas, mostramos nossa "genealogia".
    Só que entrando em dança de salão tem "festa" toda semana, e não de vez em quando. E se aprende.
    Pode ser que nossos quatro "pés esquerdos" em tango tomem jeito.
    Abração
    Sonia Alcalde
    PS: Faltam 7 dias para o niver de Florianópolis. Parabéns desde já!

    ResponderExcluir
  2. Amorim e Sonia,
    Pois eu já vou começar a lustrar as sandálias para fazer parte do time!
    Beijos...

    ResponderExcluir