Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://prosapoesiaecia.xpg.com.br/
Então hoje é o Dia Internacional da Poesia. E há que se comemorar produzindo e lendo versos, pois o mundo atual, tão corrido e tão violento, precisa da sensibilidade e do lirismo da poesia. O ser humano precisa cultivar a poesia, para não se deixar endurecer mais ainda, para não deixar de ser gente.
O Grupo Literário A ILHA existe há trinta anos com o objetivo principal de divulgar a literatura, principalmente a poesia, talvez o gênero mais produzido atualmente e, paradoxalmente, o que menos vende. Através de meios como a publicação da revista Suplemento literário A ILHA, também completando o seu trigésimo ano de circulação, do Varal da Poesia, depois Poesia no Shopping, do Recital de Poemas, do portal Prosa, Poesia & Cia, na internet (http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/), do Projeto Pacote de Poesia, do Projeto Poesia na Escola, do Projeto Poesia Carimbada, do Projeto O Som da Poesia e da publicação de livros e antologias, através das Edições A ILHA, o grupo chega ao leitor ao longo de todos esses trinta anos, levando a obra poética de poetas já conhecidos e de novos autores.
Ao contrário do que alguns pensam, a poesia é necessária. Como deixar fluir a alma através das pontas dos dedos, a não ser pela criação de um poema? A poesia é sentimento, é emoção, é coração. Como sermos humanos sem tudo isso? É a poesia que traduz tudo isso.
A poesia é mágica, como já disse Quintana – e quem mais poderia dizê-lo? – como neste poema que toma a liberdade de transcrever:
Os poemas são pássaros que chegamnão se sabe de onde e pousamno livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôocomo de um alçapão.Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cadapar de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...
Que mais posso eu dizer? E viva a poesia, e viva Quintana, e viva nós, poetas e blogueiros. Porque ontem foi o dia dos blogueiros, acabei de saber pela minha amiga Regina.
Oi, Luiz:
ResponderExcluirOutono aqui, primavera do outro lado. E, em todo mundo, dia da poesia. Parabéns pelo movimento da ILHA! Abração, Sonia Alcalde
"...Que mais posso eu dizer? E viva a poesia, e viva Quintana, e viva nós, poetas e blogueiros"
ResponderExcluire viva você , pelo belo texto!
Ótima semana!!
Amorim, parabéns para nós pelo Dia Internacional da Poesia. Já houve o Dia Nacional da Poesia, 14 de março, que poucos souberam, a não ser os poetas. Parabéns pelo teu trabalho, pelo Grupo e tudo o que tens feito. abraços, Maura Soares,presidente do Grupo de Poetas Livres, Florianópolis.
ResponderExcluirSer Criança
ResponderExcluirSer criança...É viver o presente
Sem pensar no que virá
É fantasiar o que sente
Sem nunca deixar de sonhar
É viver no mundo da fantasia
Mesmo ela sabendo que não se realizará
Mesmo sendo carente,ás vezes sem ter um pão
Toda criança tem,seu mundo de divesão.
Quem não tem seu lado criança
Não pode entede-lá bem
Pois está frágil semente
Não fará mal a ninguém
Mas se voce não der carinho
Não regá-la com amor
Com certeza está semente
Não dará uma bela flor
Ma,tudo o que fizeres hoje
Um dia repercutirá
No futuro desta criança
Que um dia crescerá
enviar scrap cancelar