COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 21 de março de 2010

VIVA A POESIA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Então hoje é o Dia Internacional da Poesia. E há que se comemorar produzindo e lendo versos, pois o mundo atual, tão corrido e tão violento, precisa da sensibilidade e do lirismo da poesia. O ser humano precisa cultivar a poesia, para não se deixar endurecer mais ainda, para não deixar de ser gente.
O Grupo Literário A ILHA existe há trinta anos com o objetivo principal de divulgar a literatura, principalmente a poesia, talvez o gênero mais produzido atualmente e, paradoxalmente, o que menos vende. Através de meios como a publicação da revista Suplemento literário A ILHA, também completando o seu trigésimo ano de circulação, do Varal da Poesia, depois Poesia no Shopping, do Recital de Poemas, do portal Prosa, Poesia & Cia, na internet (http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/), do Projeto Pacote de Poesia, do Projeto Poesia na Escola, do Projeto Poesia Carimbada, do Projeto O Som da Poesia e da publicação de livros e antologias, através das Edições A ILHA, o grupo chega ao leitor ao longo de todos esses trinta anos, levando a obra poética de poetas já conhecidos e de novos autores.
Ao contrário do que alguns pensam, a poesia é necessária. Como deixar fluir a alma através das pontas dos dedos, a não ser pela criação de um poema? A poesia é sentimento, é emoção, é coração. Como sermos humanos sem tudo isso? É a poesia que traduz tudo isso.
A poesia é mágica, como já disse Quintana – e quem mais poderia dizê-lo? – como neste poema que toma a liberdade de transcrever:
Os poemas são pássaros que chegamnão se sabe de onde e pousamno livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôocomo de um alçapão.Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cadapar de mãos e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...
Que mais posso eu dizer? E viva a poesia, e viva Quintana, e viva nós, poetas e blogueiros. Porque ontem foi o dia dos blogueiros, acabei de saber pela minha amiga Regina.

4 comentários:

  1. Oi, Luiz:
    Outono aqui, primavera do outro lado. E, em todo mundo, dia da poesia. Parabéns pelo movimento da ILHA! Abração, Sonia Alcalde

    ResponderExcluir
  2. "...Que mais posso eu dizer? E viva a poesia, e viva Quintana, e viva nós, poetas e blogueiros"

    e viva você , pelo belo texto!

    Ótima semana!!

    ResponderExcluir
  3. Amorim, parabéns para nós pelo Dia Internacional da Poesia. Já houve o Dia Nacional da Poesia, 14 de março, que poucos souberam, a não ser os poetas. Parabéns pelo teu trabalho, pelo Grupo e tudo o que tens feito. abraços, Maura Soares,presidente do Grupo de Poetas Livres, Florianópolis.

    ResponderExcluir
  4. Ser Criança
    Ser criança...É viver o presente
    Sem pensar no que virá
    É fantasiar o que sente
    Sem nunca deixar de sonhar
    É viver no mundo da fantasia
    Mesmo ela sabendo que não se realizará
    Mesmo sendo carente,ás vezes sem ter um pão
    Toda criança tem,seu mundo de divesão.
    Quem não tem seu lado criança
    Não pode entede-lá bem
    Pois está frágil semente
    Não fará mal a ninguém
    Mas se voce não der carinho
    Não regá-la com amor
    Com certeza está semente
    Não dará uma bela flor
    Ma,tudo o que fizeres hoje
    Um dia repercutirá
    No futuro desta criança
    Que um dia crescerá
    enviar scrap cancelar

    ResponderExcluir