COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

LEI DA MORDAÇA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


O Dia Nacional da Imprensa é comemorado, desde 1999, no dia primeiro de junho. Antes disso, a data era comemorada no dia 10 de setembro, a data que marcou o início da circulação, no Brasil, do jornal A Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808.

Acontece que o jornal Correio Braziliense teria começado a circular no mesmo ano, mas três meses antes do outro. De maneira que acharam por bem mudar a data, não só por isso, mas também porque o Correio era um jornal livre, sem o controle da Coroa Portuguesa, como era a Gazeta.

Como o dez de setembro coincidiu com a tentativa, por porte do PT, de amordaçar a imprensa brasileira, aproveitamos a data, que se oferece bem oportuna para falar do assunto.

A criação de uma lei para controlar a mídia está entre os temas mais polêmicos do texto-base de Resolução Política aprovado no dia 3 de setembro, no Congresso do PT, em Brasília. No documento, o partido afirma que não há uma lei que regule a imprensa brasileira e tomam para si o encargo de criá-la.

Querem criar mecanismos para cercear a informação ao cidadão brasileiro, calar a boca dos jornalistas, evitar as denúncias contra políticos, esconder a podridão da “política” brasileira amparados em lei.

Não é uma beleza? Há pouco tempo houve um projeto de lei que livrava qualquer político de ser processado. Não sei o que resultou da tentativa, não deve ter dado certo, porque voltam a atacar.

Agora querem calar a boca da imprensa.

Um comentário:

  1. É pena, pois acredito que não haja mais espaço para calar a voz da imprensa e, consequentemente, do povo.

    ResponderExcluir