COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LEITURA SEJA AONDE FOR

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Existem muitas iniciativas, por esse Brasil afora, para disponibilizar livros de maneira gratuita nos mais diversos lugares: botecos, hospitais, empórios, praias, etc. Existe muita gente dedicada e abnegada que quer difundir a leitura, incentivar o hábito de ler, seja por meio de livros literários, ou mesmo através de revistas, gibis, jornais.

Em Florianópolis existe até a Barca do Livro, que é uma biblioteca na beira da Lagoa da Conceição e que também é volante, pois os livros são levados de barco para serem distribuídos em toda a orla.

Mas uma enfermeira do Hospital Universitário que colocou em prática, sozinha, o projeto de angariar livros, revistas e quadrinhos para poder oferecer para os doentes internados na casa. Há seis anos, ela começou a distribuir, nos quartos, alguns livros e algumas revistas. O projeto foi crescendo e hoje existe, no hospital, a Sala de Leitura Salim Miguel, com um acervo de cinco mil volumes, além de computadores com internet.

O sonho de levar leitura aos pacientes é uma realidade e, mesmo aqueles que não podem sair do quarto, usufruem da biblioteca do hospital: os livros são levados aos quartos dos que não podem ir até a Sala de Leitura.

Iniciativas como essas, que ajudam na convalescença dos doentes, ao mesmo tempo que ajuda a adquirir o hábito da leitura, existem muitas e de diversas maneiras. Sempre há alguém disposto a ajudar, a emprestar seu esforço para que o livro chegue até o leitor, seja qual for o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário