COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

HARMONIA E LONGEVIDADE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

Desde os anos 90, grandes veículos de comunicação brasileiros, como jornais de circulação nacional, as mais conhecidas revistas semanais, alguns documentários na televisão e até novelas têm tentado mostrar ao público brasileiro o Tai-chi Chuan, uma arte marcial usada como técnica de longa vida. Falando como leigo, embora praticante há poucos anos, eu diria que o Tai-chi Chuan é um Kung Fu lento, de caráter terapêutico, uma técnica de prolongamento da vida. Não dá ênfase ao trabalho muscular, mas ao trabalho da energia interior, do espírito. Mencionei o Kung Fu porque é uma arte marcial conhecida e é de onde o Tai-chi deriva (família Yang tradicional).
O encadeamento de uma técnica de Tai-chi Chuan tem elementos de luta marcial, mas como é lento, pode parecer, em alguns pontos, com uma dança, com um bailado.
A divulgação dessa arte que harmoniza o pequeno universo que é o nosso corpo com o grande universo vem aumentando, nos últimos tempos, embora mesmo assim seja quase discreta: além de algumas reportagens nas diversas mídias atuais, tem aparecido em alguns filmes e, mais recentemente, nas novelas brasileiras.Essa divulgação, que talvez pudesse ser maior, pelo benefício que a prática do Tai-chi pode trazer, deve ajudar na popularização do exercício. Mas como a novela é uma maneira de atingir o público em geral, no nosso país, podemos dizer que é um veículo popular. E o modo como o Tai-chi tem sido mostrado nesse veículo poderia ser mais amigável, com pessoas comuns praticando em uma praça pública, por exemplo. No entanto, mesmo que não seja proposital, tem deixado transparecer um caráter elitista.
E o Tai-chi não é uma arte elitista, qualquer pessoa pode praticá-lo. E ele faz muito bem, indubitavelmente. Eu já vi pessoas que quase não conseguiam andar, quando começaram a treinar, apresentarem melhoras surpreendentes em poucos meses, a ponto de andarem normalmente. Alguém diria: sim, mas os problemas dessas pessoas não eram graves. E eu digo que talvez, mas se essas pessoas não tivessem descoberto o Tai-chi, talvez não tivessem alcançado progresso na recuperação, pelo contrário.
Não estou dizendo, aqui, que o Tai-chi Chuan faz milagres, mas sim que ele faz bem, faz com nos sintamos bem, faz com que a energia que há em nós se equilibre e com isso nos livremos de algumas dores e maus sentimentos.
Qualquer um de nós pode aprender e treinar o Tai-chi Chuan, independente de idade. Como já mencionamos acima ele ainda não é popular, por isso talvez não possamos encontrar um instrutor dessa arte em qualquer cidade. Mas nas cidades de médio porte e nas maiores já encontramos, em algumas academias de exercícios corporais, treinadores que devem estar habilitados a ensinar o Tai-chi. Além das academias específicas de Tai-chi Chuan e Kung Fu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário