COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O POVO E O TEATRO PEDRO IVO CAMPOS

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )


Na sexta-feira, dia 14, fui à formatura das turmas de Fisioterapia e Educação Física da Udesc, no Teatro Pedro Ivo Campos. Na verdade, era a colação de grau da minha filha Daniela em Educação Física.
De cara, fiquei surpreso quando, ao chegar, os familiares dos formandos estavam sendo orientados a entrar pelos fundos do teatro, para tirar as fotos antes de iniciar as solenidades. Com um hall amplo como aquele que o Pedro Ivo Campos tem, os formandos tinham que se apertar num vão ao lado do teatro, no terceiro andar do que poderia ser os camarins, mas mais parecia lugar para guardar entulhos. Para os formandos, subir as escadas até que não haveria problema, mas as fotos a serem feitas eram deles com os familiares. E lá estavam pais e avós, alguns com dificuldades para subir escadas, com idade avançada, usando prótese, etc. Formou-se uma fila enorme numa escada em caracol que ficou entupida nos três andares até os “estúdios” fotográficos. Era difícil de ir ou vir.
Depois disso, a fila foi encaminhada para o amplo hall barrado para as fotos, passagem para a entrada do teatro propriamente dito.
Foram impostas, ainda, outras restrições, como não usar o tradicional papel picado no final da colação de grau. Os formandos usaram balões.
É difícil de aceitar este tipo de imposição desproposital, pois o teatro é do Estado, o que significa que é um bem do povo, pois foi construído com o rico dinheirinho que os cidadãos pagam de imposto. E este mesmo povo não tem direito de usar de forma ampla o que é seu de direito. E atentem para o fato de que a colação de grau era de formandos da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Se fosse um evento político, com certeza não haveria nenhuma restrição de uso das instalações do teatro. Mas como era um evento de educação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário