COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 4 de agosto de 2009

OS SARAUS POÉTICOS

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Descobri que nós, do Grupo Literário A ILHA, somos precursores na realização de modernos saraus. O Recital de Poemas, que fazíamos nas praças, em feiras de arte e em locais fechados como festas e escolas eram, na verdade saraus de poesia.
Isso me ocorreu ao ler matéria sobre a existência de dezenas de saraus na cidade de São Paulo, na edição de ontem do Estadão. São mais de trinta, ao todo, a maioria deles reunindo poetas para ler e ouvir poesia, mas alguns dão especo também para teatro, dança, etc.
Fiquei feliz ao saber que um trabalho que já fazíamos há trinta anos atrás está se popularizando, tornando a poesia mais conhecida e praticada, motivando as pessoas a lerem mais e a produzirem mais este gênero ainda meio maldito, pois apesar de ter produção tão intensa, vende tão pouco. Ainda bem que é bastante lido, também, pois a internet possibilitou a exposição e o acesso, embora a qualidade do que é publicado lá nem sempre seja das melhores. Mas isso é assunto para outra crônica.
O importante é que os espaços estão lá, abertos a quem queira utilizá-los e a realidade dos saraus se multiplicando dá gás, dá motivação a quem produz e prazer a quem ama a poesia.
Precisamos voltar a fazer os saraus, por aqui, porque a boa poesia encontra cada vez mais ouvintes, seja aonde for.

Um comentário:

  1. Com sempre o projeto de sarau de poesias e contos que tinhamos na casa de leitura da gameleira era uma farsa, só lindas propagandas do governo.Isso tudo aconpanhei a 4 anos atrás.

    ResponderExcluir