COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 1 de agosto de 2009

AS FLORES-HORTALIÇAS (OU HORTALIÇAS-FLORES?)




Por Luiz Carlos Amorim (Escritor - Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Apesar do frio aqui na serra gaúcha, temos passeado por Nova Petrópolis e pelas cidades vizinhas. A paisagem e a arquitetura são muito bonitas e a região lembra Pomerode, a cidade catarinense considerada a mais européia do Brasil. E a semelhança com a paisagem da Europa, aqui, estende-se ao campo, onde a diferença talvez seja as oliveiras, que vicejam na Espanha e em Portugal e o que coincide, de mais marcante, são os vinhedos. Lá e aqui as parreiras são freqüentes nas áreas agrícolas. Aqui, atualmente, as vinhas estão peladas, por causa do frio, mas lá é primavera e elas estão brotando. Outra coisa em comum são as culturas de pinus e eucaliptos.
São cidades pequenas, mas muito limpas, muito bem cuidadas, muito organizadas, essas do norte (ou nordeste?) gaúcho. Por aqui se trabalha muito, no campo e nas indústrias de calçados, de malha de lã e também em empresas beneficiadoras de couro. Há muita oferta de roupa de lã de boa qualidade e a moda deste tipo de confecção é muito moderna e diversificada, original, até, eu diria, nesta região.
Come-se muito bem, a comida caseira e típica é uma delícia. Serve-se bom chocolate quente e há até lugares que servem boas sopas.
Nova Petrópolis e a maioria das cidades ao redor dela são de colonização alemã, então a gastronomia reflete essa influência, assim como a arquitetura e a decoração. A cultura também, há quem quase só fale alemão e o folclore local tem raiz no folclore alemão. Não por nada, começa hoje e vai até o dia 16 a Festa do Folclore, com inúmeras atrações.
Na cidade e no campo, o amarelo (ou alaranjado) de laranjeiras, limoeiros, pés de tangerina, de lima, carregados de frutos maduros, mistura-se ao colorido das flores.
As ruas e os jardins são decoradas com jardins onde sempre há muitas flores, como o amor-perfeito, que atualmente enche de cor todas as praças e canteiros. Amores-perfeitos grandes, médios, pequenos, de todas as cores e tamanhos. Há também azaléias, cravos, um ou outro manacá-da-serra, muitas cerejeiras japonesas maravilhosamente cobertas de flores. E apesar do inverno muito forte, ainda há outros tipos de flores que resistem à geada como boca-de-leão, funcionária, etc..
E hoje, passeando pela grande praça no centro da cidade, enfeitada com dezenas de canteiros enormes de amor-perfeito, cada um de uma cor diferente e alguns com flores de duas ou três cores, belíssimas, vimos alguma coisa inusitada, que não soubemos definir se era hortaliça ou flor. As folhas, na base, eram de repolho. Mas o centro das plantas eram diferentes, com folhas (ou pétalas?) coloridas ou brancas, com as bordas crespas. Ou então pareciam pés de couve, mas as folhas do centro também eram coloridas.
As flores-hortaliças ou hortaliças-flores despertaram a atenção de nativos da terra e de turistas, que passaram a assediar os canteiros para admirar o inusitado da planta e fotografar para passar a novidade adiante.
Como eu, que fotografei para ilustrar esta crônica aqui no blog. Vejam vocês mesmos e digam o que acham. Perguntei a funcionário da prefeitura, que estava na praça, se ele sabia o que eram aquelas plantas diferentes e ele me disse que ouvira alguma coisa sobre plantas modificadas para se tornarem decorativas, alguma coisa parecida. Seja o que for, o resultado ficou muito bonito.

2 comentários:

  1. Olá Senhor Luiz Carlos Amorim, tb. estive hoje na Praça das Flores de Nova Petrópolis(faço parte do Movimento de Defesa da Praça)não vou deixar que estraguem o "Mais belo Cartão Postal Da Cidade" construindo junto à praça uma "cobertura", que não trará benefício nenhum para a cidade! Também sei lhe explicar (o que o funcionário da prefeitura não soube), sobre as plantas/hortaliças que o Sr. viu: É um Repolho Ornamental, criado através de sementes,(geneticamente modificadas) podem ser adquiridos aqui na nossa maior floricultura, são comestíveis! Informação que recebi da floricultura. Ficaria tb. muito grata se o Senhor divulgasse nosso Movimento pois é por amor à nossa Praça que estamos lutando, para que ela continue assim linda como está e possa encantar ainda mais os visitantes e trazendo sempre mais novidades. Obrigado pela visita, um abraço
    Renata Luiza Vortisch

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? flores ,cachorros abandonados,amo os seus dias.Breve quero conhecer a casa da cultura Quintana,saudades do sul.

    ResponderExcluir