Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )
Há algumas semanas, recebi um e-mail de estudantes me pedindo material sobre o gênero crônica, que estavam fazendo um trabalho sobre ele. Mandei dois livros de crônicas meus, nos quais alguns textos são comentários sobre aquele gênero literário. Em Jaraguá do Sul, há algum tempo, foi feito um ótimo trabalho sobre crônica, numa grande escola daquela cidade, quando algumas turmas do segundo grau escolheram nomes conhecidos da crônica catarinense e nacional e eu tive a honra de ser o escolhido por duas delas. Mais recentemente recebi pedido de dados a meu respeito e entrevista de outras duas turmas que também estavam fazendo trabalho sobre crônica.
Isso revela que as escolas estão estudando este gênero tão praticado, ultimamente, e por isso mesmo algo popular, pois todos os jornais publicam crônicas, não só de autores consagrados, mas também de seus leitores.
A Academia Catarinense de Letras, aproveitando essa ascensão, programou a Oficina de Crônica, que acontecerá todas as quintas-feiras de agosto, no auditório da casa, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC). Sempre das 17h às 19h30min, nomes conhecidos da literatura catarinense estarão ministrando atividades destinadas a estudantes, escritores e apreciadores do gênero.
Na primeira semana, Lauro Junkes, presidente da ACL, falou sobre Conceito e Tipologia da Crônica. O escritor Flávio José Cardozo, por sua vez, falou sobre técnicas e desafios na vida de um cronista.
No dia 13, o palestrante será Júlio Queiroz, que falará sobre História de Crônica no Ocidente, com depoimento de Jair Francisco Hamms. No dia 20, Regina de Carvalho fala de Elementos, Diálogo e Humor na Crônica, seguindo-se bate-papo com Silveira de Souza. Na última semana, Celestino Sachet apresenta o tema Crônica Não é História, com a participação de Sérgio da Costa Ramos.
Parabéns a ACL por essa programação que valoriza o gênero crônica, olhando-o sob vários prismas, o que deve melhorar ainda mais a produção atual e incentivar a sua leitura.
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