COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 31 de agosto de 2009

AS BELEZAS DE CORUPÁ


Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – http://luizcarlosamorim.blogspot.com/ )

Recebi, de um corupaense que gosta daquela terrinha tanto quanto eu, dois capítulos de um livro sobre as atrações naturais da cidade. Trata-se de Valério Paholski, que escreveu o livro “Aventureiros em Corupá”, narrando a aventura que é chegar até as dezenas de cachoeiras (alguns dizem que é quase uma centena) que existem por lá, grutas, cavernas, morros, rios, etc.
Ele visitou muitas cachoeiras e conta como foi chegar em cada uma, como elas são, dá até as medidas de cada uma, como altura, quantidade de água, etc. Ele tenta recriar, no livro, a beleza que elas descortinam diante dos nossos olhos. E, se conseguir alguma empresa ou órgão público que ajude na edição do livro, quem sabe não haverá fotos, também, mostrando toda essa beleza?
Depois desse livro, que ele pretende publicar logo, se conseguir apoio – seria uma obra importante para a divulgação da Cidade das Cachoeiras, com tanta e tamanha vocação turística, vocação esta tão pouco aproveitada – ele pretende fazer um catálogo sobre todas as belezas naturais de Corupá.
Ele está fazendo o mapa completo da hidrografia do município. A prefeitura não tem um e nem parece estar interessada, mas ele está trabalhando para concretizá-lo. Está medindo o fluxo de água dos rios e ribeirões, sinalizando as nascentes, medindo a altura das cachoeiras e por aí afora. Com a localização de todas as cachoeiras, altura, fluxo e esportes que podem ser praticados ao longo dos rios, ele terá um catálogo com todas as informações necessárias sobre o Vale das Águas.
Corupá precisa que alguém faça um trabalho dessa envergadura, que registre todas as riquezas existentes, para que se tenha uma idéia do enorme potencial turístico/ecológico desse pedaço de chão.
Como eu já disse outras vezes, a natureza tem queda por Corupá. As autoridades da cidade é que parecem não estar reconhecendo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário