COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 6 de março de 2010

FLORIANÓPOLIS OU NÃO FLORIANÓPOLIS




(Lagoa da Conceição)

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Estão desenterrando a neura da mudança de nome de Florianópolis, de novo. Rubem Alves publicou uma crônica na Folha, tocando no assunto e a polêmica voltou à baila.
Eu, particularmente, acho injusto a cidade ter o nome de Florianópolis em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, de triste lembrança, pelos catarinenses fuzilados na Ilha de Anhatomirim, em 1894.
Mas a cidade é conhecida no Brasil e no exterior por esse nome, então uma mudança complicaria um pouco a vocação turística da capital. Todos nos acostumamos com o nome, tornou-se um nome bonito e não precisamos ligá-lo ao fatídico marechal.
Não é mais oportuno, poderia ter sido há bastante tempo atrás. Mas agora não mais. Florianópolis é sinônimo da cidade com as praias mais bonitas do sul do Brasil, Florianópolis tem a Lagoa da Conceição, Florianópolis tem a Ponte Hercílio Luz, Florianópolis tem a Beiramar norte, Florianópolis tem a centenária figueira da Praça XV. Como desvincular tudo isso de um nome que firmou-se por todas essas belezas, pelo seu povo manezinho, simpático e acolhedor, com seu jeito único de falar?
Não dá. Nenhum nome substituiria Florianópolis com vantagem. Precisamos esquecer de Floriano Peixoto e lembrar que nossa cidade é sinônimo de beleza, de natureza, de gente boa e cuidar mais, isto sim, da nossa ilha Catarina, cuidar do mar e do chão privilegiado, cuidar deste chão abençoado. Cuidar mais da nossa capital (ilha e parte do continente) que têm sido negligenciada até aqui, com construções em áreas de risco, com esgoto saindo nas praias, com violência aumentando, com a droga se espalhando.
Temos um paraíso nas mãos e precisamos cuidar dele e não mudar o seu nome.

Um comentário:

  1. Eu hein??? Esse povo tá ruim da cabeça ou doente do pé? Mudar por conta do quê? Politicagem? Interesses de poucos? Falta de se ocupar com coisa que valha? Cruuuuuzes...num entendo mesmo! TÔFORA,SÔ!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir