COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 27 de novembro de 2011

NATAL EM CORUPÁ

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Neste final de semana estive em Jaraguá do Sul e aproveitei para voltar a Corupá. Sempre acabo voltando a Corupá. A cidade está linda como sempre, talvez mais agora, pois floresceu o jacatirão e há várias ilhas de vermelho na mata. Também há muito orquídea, uma infinidade imensa, uma orgia de cores e beleza.

A Cidade das Cachoeiras continua honrando o seu nome, com centenas de quedas d´água, incluindo a Rota das Cachoeiras, no Parque Ecológico Emilio Batistela, e seus rios, patrimônios extremamente valiosos, emprestando outro cognome a esse pedaço de chão abençoado: Vale das Águas.

E está mais linda, agora, a pequena e pacata Corupá, com a sua decoração de Natal. De dia, há incontáveis pontos turísticos, cartões postais como as cachoeiras, o Seminário. À noite, agora temos as luzes da decoração natalina. Parabéns à Corupá, por conseguir ficar ainda mais bonita.

Mas Corupá tem, também coisas simples e muito importantes, como a hospitalidade da sua gente. Minha tia Maria e meu tio Ovídio são ótimos exemplos, assim como meu irmão Ivan, meus primos e minha tia Rosa.

Aliás, estive no sábado e domingo na casa de tia Maria e Tio Lila (ele é mais conhecido pelo apelido). Parece que eles estão esperando a gente com aquele café delicioso e um bolo de laranja ou uma cuca de carambola, feitos em casa. Ou ainda um almoço de domingo que parece um banquete. Nesse domingo, almocei lá. Tinha cascudo ensopado (há quanto tempo!), churrasco, pernil assado e sabem o que mais? Pepinos azedos feitos com folha de parreira. Ah, me dá água na boca, só de lembrar. Acho que é só em Corupá que a gente pode encontrar uma coisa dessa. E isso faz parte de minha infância vivida na cidade.

Sempre é bom voltar à Corupá. Sempre é bom voltar para casa. Porque casa é lugar que mora no coração da gente. E Corupá, minha terra natal, cabe inteirinha dentro do coração. Com todas as suas mais de sessenta cachoeiras, com seus grandes rios, com toda a sua beleza e história. Com todos os seus Natais mágicos e felizes. Esse vale encravado no pé da Serra do Mar é um lugar privilegiado e é sabido, alguém já disse, que “a Mãe Natureza tem queda por Corupá.” Nada mais verdadeiro.

Um comentário:

  1. Marcia Cuzinsky de Oliveira1 de dezembro de 2011 às 08:53

    Sou natural de corupá tbm, e como vc eu sei o que é passar um dia e relembrar a infancia
    lá, é muito bom mesmo..Parabéns a vc por ter corupá como uma referência de muita tranquilidade, comida caseira e td de bom que esta cidade oferece.
    Marcia

    ResponderExcluir