COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COMEMORANDO O LIVRO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com



Estamos na Semana Internacional do Livro, que começou no dia 23 e vai até o dia 29 de setembro. Este é um ano especialmente estratégico para comemorarmos esta semana. Por que digo isso? Por que vivemos o pico de uma revolução na publicação e na leitura de livros.

O livro digital, ou e-book, chegou há já algum tempo, prometeu substituir o livro tradicional de papel impresso, mas não foi bem assim que as coisas aconteceram. O final da primeira década deste século marcou o começo de uma mudança nos hábitos de ler, pois as novas tecnologias de publicação e leitura de livros passaram a ser mais usadas. Agora já não existem mais apenas e-readers, existem tablets, que além de leitores de livros eletrônicos são pequenos computadores movidos a toque de tela fazem de tudo. O I-Pad, o mais popular deles, já vendeu milhares de exemplares pelo mundo.

Até o Kindle deixou de ser apenas leitor para se tornar um tablet, com todos os recursos do I-Pad e seus muitos concorrentes. A verdade é que, com a grande venda dos diversos tablets que disputam o mercado, finalmente, os livros digitais também começaram a ter maior acervo em oferta. Até as editoras dos livros tradicionais, algumas delas, já estão oferecendo livros também em formato digital.

Comprovadamente, o livro como o conhecemos, de papel impresso, continua forte e vendendo cada vez mais. O e-book pode crescer – atualmente a sua abrangência ainda é relativamente pequena, apesar de se constituir em uma evolução no nosso hábito de ler – mas o livro tradicional vai continuar no mercado. Pode ser até que o e-book cresça muito mais, mas não deve ultrapassar o livro impresso. O que vai acontecer é que os dois conviverão em harmonia.

Com a informática a serviço da leitura, a tendência é que o hábito de ler se intensifique, até porque além do livro tradicional e do livro digital, temos também o áudio-livro, que possibilita aos deficientes visuais serem também consumidores de literatura.

O audiolivro facilita, também, àqueles que não têm tempo para ler a oportunidade de ouvir bons textos enquanto fazem outra coisa.

Então talvez possamos comemorar tanta tecnologia a serviço da leitura, não esquecendo que o livro físico, aquele que podemos folhear, rabiscar e ler sem dependência de nenhuma fonte de energia, a não ser a nossa visão e a vontade de ler, continuará firme e forte.

Em comemoração à Semana do Livro deste ano, está circulando pela internet uma campanha meritória, que intima a pegar um livro, qualquer livro e ler alguma coisa dele, o que pode nos incentivar a lê-lo todo: “Pegue o livro que estiver ao seu alcance ou aquele que você está lendo agora, ou ainda o que mais goste e abra na página 57 e copie uma frase ou um parágrafo dessa página – Face, ou em outro programa de relacionamento. Simples assim. Conclua mencionando a obra e o autor.” Não é interessante? Um pouco de motivação para a gente ler alguma coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário