COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

O "NOVO" MINISTÉRIO DA CULTURA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br 


E a dona Marta Suplicy, ex-prefeita e agora ex-senadora, foi nomeada Ministra da Cultura, pela presidente dona Dilma. Está certo que a ex-ministra Ana de Holanda não estava dando conta do recado, no Ministério da Cultura, não sei ao certo se porque não deixavam ela fazer – ela reclamava da falta de verbas – ou porque era devagar mesmo.

A verdade é que Marta entra no Ministério apenas porque desistiu da candidatura à prefeitura de São Paulo e porque aceitou “apoiar” Haddad, o incompetente Haddad que também foi Ministro da Educação. E o prêmio para tudo isso foi o Ministério da Cultura, coisa que foi deflagrada agora, mas já vem sendo pensada e engendrada há algum tempo.

Por falar em Haddad, fica evidente que os Ministérios da Educação e da Cultura são considerados moedas de negociação nas barganhas políticas, em troca de apoios e benefícios “políticos”.

É por isso que a educação brasileira está falida, relegada à ruína, que a cultura de nosso país é relegada ao esquecimento: porque as pessoas que são colocadas nos ministérios correspondentes não são apropriadas, não têm o devido conhecimento e a devida experiência nas áreas. Elas são colocadas lá, quase sempre, por outros motivos, alheios à cultura ou à educação. Ninguém está preocupado com o desempenho dessas pessoas dentro das respectivas pastas.

Já vimos isso antes: Haddad foi um desastre para a educação, mas só saiu do ministério porque o seu Lula decidiu que ele tem que ser prefeito de São Paulo. Que Deus livre São Paulo desse flagelo. E quem entrou no seu lugar? Mercadante. Por quê? Porque o Planalto queria mais do PT de São Paulo no poder, para que houvesse mais apoio a Haddad. É assim que a coisa funciona, infelizmente. Agora são dois figurões do PT paulista no alto escalão. Isso não é por acaso. E a educação? E a cultura?

Não é à toa que o Brasil ocupa a 88ª colocação no ranking internacional da educação. Com o tratamento dado aos ministérios correspondentes, com a gestão de pessoas que não valorizam nem a educação nem a cultura, mas sim a politicagem que grassa nesse nosso Brasil, não poderíamos esperar mais do que isso.

Mas está na hora de dar um basta nisso. Está na hora de exigir os direitos que os cidadãos brasileiros têm e que precisam ser respeitados. Que não nos esqueçamos disso na hora de votar.

Um comentário:

  1. Bom seria o Serra? O Russomano??? O Gilberto Gil??????? Me poupe...

    ResponderExcluir