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sexta-feira, 5 de junho de 2009

CADERNOS PEDAGÓGICOS

Por Luiz Carlos Amorim (escritor e editor – http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Tive acesso, recentemente, aos “Cadernos Pedagógicos” da rede municipal de ensino de São José, publicados em 2008 pela Secretaria Municipal de Educação. É uma coleção de quinze volumes, alguns mais encorpados, dependendo do tema, outros menos, com uma média de cem páginas para cada um. Partindo da Proposta Curricular do município, os Cadernos Pedagógicos foram elaborados com a colaboração dos professores da Rede Municipal de Escolas de São José. Grupos de educadores contribuíram com sua experiência nas salas de aula para discutir as práticas na Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, abordando cada disciplina distintamente. Há um volume para cada tema: Português, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Informática, Educação Física, Ciências, Filosofia, Artes. Há também um volume distinto para Educação Inclusiva, para Referência Pedagógicas para uma Abordam Multicultural, para Ensino Fundamental de Nove Anos, para Alfabetização e para Anos Iniciais.
Como se pode ver, é bem ampla a abrangência dos estudos realizados para proporcionar à Rede Municipal um documento que pode levar subsídios aos educadores no sentido de melhorar a qualidade do ensino público em São José.
Estudos valiosos, apresentando a experiência dos projetos realizados em sala de aula e os seus resultados, propondo a sua multiplicação. Como no caso do volume de Português, em que foi relatado.entre outros, um verdadeiro e completo trabalho de letramento, que resultou em projetos como “Encontro com a poesia”, que estudou poetas como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Henriqueta Lisboa, Olavo Bilac, Vinícius de Morais, Elias José, Thiago de Mello e outros.
Infelizmente, não vi, entre os nomes de autores dos textos usados, nenhum nome de escritor catarinense. Esse material deve estar indo para as escolas da rede municipal e vai servir de guia para aplicação das ações e projetos discutidas e então, provavelmente, pensar-se-á nos autores aqui da terra, que os temos às mancheias.
Então foi uma feliz constatação a descoberta destes Cadernos Pedagógicos, que me fazem lembrar da Proposta Curricular de Santa Catarina, a qual tive a pachorra de ler integralmente. Agora, comparando, vejo quão inferior é aquele proposta curricular do Estado. Um volume de menos de duzentas páginas, genérico, teórico, que fica menor ainda perto desses Cadernos Pedagógicos de São José. Que espero, sejam multiplicados pelo Estado.
Cadernos que devem chegar às mãos de todos os professores, para serem estudados em grupos, em horários apropriados, específicos e remunerados, para que possam ser a aplicados. (extraído do Jornal A Notícia)

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