COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 1 de junho de 2009

FLORIPA: SEM COPA EM 2014

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Florianópolis não foi uma das capitais escolhidas para receber jogos da Copa de 2014. Surpresa? Não vejo nenhuma. A cidade não está preparada, está devagar demais com as obras de reestruturação, ficou esperando ser escolhida para então receber recursos e começar pra valer a trabalhar na infra-estrutura que precisa ter e assim recepcionar o grande evento e os turistas.
Quando dizem que a maior culpa da não participação de Florianópolis na Copa de 2014 é dos políticos, não é à toa. Na verdade, a cúpula política da cidade estava louca para receber os recursos para realizar grandes obras e poder colocá-las nos seus currículos. Obras que são necessárias à cidade, mas para eles o importante era assumir a realização.
Uma pesquisa feita por órgão de Brasília, divulgada há pouco tempo, revelava que Florianópolis é a capital que apresenta pior condição de mobilidade. E, para piorar ainda mais, o nosso prefeito e donos de empresas de ônibus (que é mais ou menos a mesma coisa) fizeram questão de não fazer nenhuma proposta decente nas tentativas de negociação dos trabalhadores do transporte público, obrigando-os a entrar em greve. Claro, o poder público e os patrões fazem de tudo para que haja greve, pois assim o povo culpa os trabalhadores e eles ficam de mártires, ficam “exaustos” de tentar negociar e lavam as mãos, porque já tentaram tudo. Aí a imagem da cidade ficou ainda pior.
Um dos fatores que pesou na não escolha da nossa capital foi justamente o trânsito e a falta de estrutura do transporte coletivo. Então nada de colocar a culpa na população, com a desculpa de que “não apoiaram a candidatura da cidade”. Nós, cidadãos, já pagamos os impostos que constituem os recursos para as obras que deveriam estar sendo feitas, independente da Copa.
Quando da visita da FIFA, para vistoria da cidade, havia muitos projetos, mas nada de concreto. Nem o aeroporto é apropriado. Será que pensaram que aquela ampliação meia-boca da sala de espera ia impressionar? E sem investidores para o novo estádio, quem garante que ele sairia em tempo hábil?
Os nossos “políticos” precisam aprender que não se ganha antes para se fazer depois. Quem dera aprendam. Porque por causa deles, quem perdeu foi a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário