COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 13 de junho de 2009

A NOVA LITERATURA CATARINENSE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

A literatura é uma arte que tem fortes representantes em Santa Catarina. Talvez não seja correto rotular a literatura produzida aqui como catarinense, mas ela tem autores com qualidade e representatividade.
A projeção catarinense na literatura brasileira começa com o ícone maior da poesia simbolista, Cruz e Sousa, nascido em Florianópolis, antiga Desterro, de reconhecimento universal, ainda que póstumo. Sua poesia foi traduzida e publicada em vários países.
A perfeição dos poemas de Cruz e Sousa já fez com que o comparassem a Baudelaire e o colocassem ao lado de Mallarmé.
Seguem-se-lhe Virgílio Várzea, que publicou em parceria com Cruz e Sousa “Tropos e Fantasias”, a estréia do Cisne Negro na literatura, e Luiz Delfino.
Existem, também, os escritores catarinenses contemporâneos, aqueles que já têm uma obra conhecida e consolidada e ultrapassaram as fronteiras do nosso estado. Alguns deles projetaram-se em nível nacional, mas nem sempre estão radicados aqui no estado. Nomes como Lindolfo Bell, Guido Wilmar Sassi , de grata memória, Cristóvão Tezza, Deonísio Silva, Silvio Back, Werner Zotz, são exemplos de escritores catarinenses de renome nacional.
Existem os contemporâneos do estado, que se concentram, quase todas na capital, mas não é deles que o livro “A Nova Literatura Catarinense”, em lançamento, fala. Uma nova edição da obra, atualizada, estará sendo publicada e colocada à venda pelo Clube de Leitores ( http://www.clubedeleitores.com.br/ ) nos próximos dias.
No livro estão os escritores que produzem em outros pontos de Santa Catarina, que têm sua obra publicada, têm uma bibliografia considerável, em quantidade e qualidade, têm livros com várias edições, apesar de não estarem, a maioria deles, aparecendo nas vitrines ocupadas pelas figurinhas carimbadas.
Nomes que começaram e ainda estão no Grupo Literário A ILHA, ou transitaram por ele, como Apolônia Gastaldi, Else Sant´Anna Brum, Enéas Athanázio, Joel Rogério Furtado, Maicon Tenfen, Eloí Elisabet Bocheco, Rosângela Borges, Urda Alice Klueger, Viegas Fernandes da Costa, Wilson Gelbcke, Harry Wiese, Selma Maria Franzoi, Aracely Braz, Maria de Fátima Barreto Michels e tantos outros.
São os escritores que se impõe por seu talento, dedicação e perseverança e vão se revelando pelo estado, conquistando respeito e reconhecimento pelo mérito de sua obra. (Pedidos também podem ser feitos ao e-mail lc.amorim@ig.com.br )

2 comentários:

  1. Amorim, tomei a liberdade de publicar este teu texto no Sarau Eletronico da FURB ( www.bc.furb.br/saraueletronico ).
    Abraço fraterno,
    Viegas

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amorim, autorizas a publicar este teu importante texto no blogue "Comunidades" que assino na RTP-Açores,junto com minha colega do Canadá Irene Blayer?
    Deixo aí o nosso endereço: ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/comunidades
    Abraço, Lélia

    ResponderExcluir