COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 27 de junho de 2009

PROFISSÃO: JORNALISTA

Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Essa coisa de afirmarem que não é preciso mais estudar para se formar jornalista é, no mínimo, contraditória. Como é que uma profissão como esta, que tem trazido a público denúncias graves de sequelas (por que não dizer crimes?) em vários segmentos da sociedade, principalmente da politicagem que se pratica neste país, pode ser exercida por qualquer pessoa, sem que tenha tido qualificação adequada, formação apropriada?
Os fatos têm que ser mostrados com clareza e exatidão, não podem ser transmitidos por qualquer um.
Não falo de quem, como eu, tem um espaço no jornal para falar deste ou aquele assunto, pois a responsabilidade do que eu declarar é minha, já que estou externando uma opinião pessoal, que pode coincidir, até, com a visão da maioria. Posso até revelar fatos, para comentá-los, mas a minha função não é comunicar o que está acontecendo, dar notícias. Posso até ser formador de opinião, mas não sou o redator de acontecimentos relevantes.
Será que estão achando que a profissão de jornalista está acabando, por causa da revolução na comunicação que a Internet está causando? O fato de alguns jornais impressos estarem perdendo força, pelo mundo, não quer dizer que o jornalismo vá acabar. Pelo contrário, nunca de disseminou tanto a informação como hoje. Então, mais do que nunca, o jornalista precisa ser preparado, pois está havendo, sim, uma mudança na maneira de dar a notícia. Mas o jornalista não sairá de cena, absolutamente, o bom profissional será cada vez mais necessário, daqui por diante.
Ele precisa, sim, de formação, para que tenhamos informação confiável e correta em todas as mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário