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quarta-feira, 17 de junho de 2009

A LITERATURA PARA O VESTIBULAR

Por Luiz Carlos Amorim (escritor e editor – lc.amorim@ig.com.br )

Com o escândalo do livro comprado pelo Estado para os estudantes de segundo-grau, aos milhares – obra constante da lista para o vestibular desse ano, quanta generosidade – e depois recolhidos – que desperdício, quem será que ganhou com isso? – lembrei-me de um livro selecionado para um vestibular de uns poucos anos atrás. Achei singular o tal livro, por vários aspectos: não tinha um gênero definido, pouco texto, quase hermético e o autor fazia uso constante de figuras de linguagem e palavras incomuns, não usáveis no dia-a-dia, nem na fala nem na escrita. Fiquei surpreso que uma obra assim, tão difícil, tivesse sido escolhida para que os vestibulandos lessem e fossem questionados a respeito. Seria apropriado para nossos estudantes que ainda não têm o hábito de ler e escrever, que ainda “não dominam a dança das palavras”? Esta é uma questão que deveria ser levantada. Os livros pedidos nos vestibulares não deveriam ser obras consistentes, lógicas, que estimulassem os leitores a irem em frente na leitura?Ao invés disso, nossos jovens estudantes, aspirantes à universidade, não estariam sendo incentivados a lerem apenas “resumos”, que dão, quase sempre, apenas vaga ideia do enredo da obra? Resumos onde perdem-se características importantes do texto, como estilo e linguagem. E sabemos, os vestibulares raramente cobram enredos. Também não é suficiente assistir peças ou filmes baseados nos títulos a serem lidos. Eles até podem ajudar, no que diz respeito a fixar ou relembrar, ou até servir de estímulo para leitura da obra integral.Algumas das obras selecionadas são clássicos da literatura brasileira ou portuguesa. Mas umas poucas são de autores regionais, e cada estado escolhe alguns dos seus escritores mais representativos. Infelizmente, o que se tem observado – em alguns casos – é que livros são colocados nas listas de selecionados nem sempre por suas qualidades literárias, mas sim para alavancar a venda dos mesmos. Que critério é usado para que se chegue aos títulos que nossos vestibulandos deverão ler para adquirir a cultura que deverão mostrar nos exames?

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