COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 27 de março de 2011

QUE BLOG CARO!

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Acho muito louvável o trabalho de Maria Bethânia divulgando a poesia com seu show “Bethânia e as Palavras”, que ela vem apreesentando peloBrasil. Precisamos de todas as iniciativas que incentivem o gosto pela literatura, o gosto pela leitura, o gosto pela poesia. Mais louvável ainda que ela disponibilize isso na internet, em um blog, para que todos aqueles que não puderam ver o espetáculo possam ver o que é o projeto.
Mas daí a ter que captar, através da Rei Rouanet, um milhão e trezentos mil reais para colocar o blog no ar, com a anuência do Ministério da Cultura, está parecendo, para muita gente, um pouco de exagero. O dinheiro captado é dinheiro público, pois é imposto que seria pago aos cofres da União e, ao invés disso, será redirecionado para custear o blog da cantora. Ora, primeiro, a declamação de poemas que a cantora fará no já famoso blog “O mundo precisa de poesia” já foram objeto de produção, a maioria deles, alguns já devem ter sido até gravados. Então não há, na verdade, necessidade de tanto dinheiro. Ou há?
Segundo, eu tenho um blog há quase três anos e nunca gastei um tostão com ele. É claro que não tenho ninguém famoso como Bethânia para gravar poesia para eu postar nele, o que seria muito bom, mas ela não tem que pagar uma celebridade como ela própria é, para gravar as declamações.
A desculpa do Minc é que o projeto foi apreciado como qualquer outro e ele não pode rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso. Mas cá pra nós, isso ajuda, ou não?
Também estão tentando amenizar a polêmica, afirmando que a cantora não recebeu dinheiro público, que ela foi autorizada a “tentar captar” os recursos. Como já dissemos, esses “recursos” são impostos que deixarão de ser pagos e serão entregues a Bethânia.
Enfim, é bom saber que Bethânia gosta de poesia e vai continuar com o trabalho de difusão dela através da gravação de poemas. Se ela já recebeu o dinheiro ou ainda vai captá-lo, eu não sei. Que ele seja bem usado e possibilite que mais pessoas gostem de poesia por esse imenso Brasil tão carente de leitura.
O que vocês acham de eu tentar um projeto junto ao Minc, para custear meu blog e o portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, que tem divulgado a literatura por mais de trinta anos? O problema é que não sou famoso e não sei cantar, então... Como me disse a leitora Luma Rosa, preocupa mais ainda o fato de o Minc afirmar que há muitos outros projetos de mais de um milhlão... Dinheiro farto esse que pagamos de imposto, não? E as vítimas das enchentes estão por aí, em vários estados, esperando ajuda, mas parece que não tem "verba"...

3 comentários:

  1. Posso produzir os vídeos para ela, a preços módicos!!

    O que mais me preocupou foi uma das declarações do MinC, dizendo que muitos outros projetos acima de um milhão foram aprovados e outros em pauta. Poderiam abrir para o público!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Luma. Eu falei brincando que ia pedir para custearem o blog e o site, mas não sou famoso nem sei cantar, então... Provavelmente não entro nesses "outros" projetos, e veja você, acima de um milhão. Dinheiro farto, esse que a gente paga como os impostos mais caros do mundo, não?
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir
  3. Acho realmente, que com a rapidez de internet não é necessário qualquer verba, pois o objetivo do blog é divulgar a poesia através de Betânia e onde quer que se anuncie que ela estará todos estarão lá. Não consigo entender esse valor em custeio, pois ela apenas já é o teor. Abraços e como sempre muito bem escrito o teu artigo de maneira absolutamente própria. obrigada pela publicação de meu poemas. Estou em uma loucura, mas, amigo, não me esqueço de você. Abraços.

    ResponderExcluir