COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 28 de junho de 2009

LIVROS GUARDADOS

Por Luiz Carlos Amorim – (escritor e editor – http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Acabo de receber um e-mail de uma amiga escritora de Anitápolis, sobre a criação da ONG Viva Cidade, com o objetivo de promover áreas como a cultura, meio ambiente, turismo, lazer entre outras. E eles estão angariando livros para formar uma biblioteca para comunidades carentes daquela região.
Então lembrei que já escrevi sobre iniciativas interessantes para se conseguir acervo e iniciar uma biblioteca em uma entidade, associação, escola, bairro, comunidade. Uma delas era uma campanha de um grande supermercado pedindo doação de livros para criar uma biblioteca numa pequena escola de interior. O retorno foi bom, uma boa quantidade de bons livros – principalmente infanto-juvenis – foi arrecadada, uma nova biblioteca foi formada e muitos pequenos estudantes foram beneficiados. Estudantes que estão a uma grande distância de uma biblioteca municipal ou estadual – o que significa custo de passagens de ônibus para chegar até lá – e também não têm acesso à internet.
Há algum tempo, participei de uma gincana para confraternização e comemoração do aniversário da uma grande empresa. E sabem qual era uma das tarefas? Além do leite em pó ou em pacote, para doação a comunidades carentes, marcava ponto quem trouxesse mais livros em bom estado ou novos, com bom conteúdo para constituir uma biblioteca em uma entidade de assistência a crianças carentes e escolas de primeiro grau mais distantes.
Fiquei feliz pela iniciativa e pela participação: centenas de livros – no geral bons livros, uma boa maioria deles livros infantis e infanto-juvenis, mas também romance, poesia, crônica, didáticos, auto-ajuda, técnicos. Fiquei surpreso com a qualidade e quantidade das obras.
É impressionante constatar-se o fato de que guardamos, em nossas casas, muitos livros que já lemos, e que ficam lá, indefinidamente, enfileirados em estantes, sem que ninguém os abra. Então, quando há uma oportunidade, não é agradável dar sobrevida a uma coisa que estava morta, abandonada? Pois um livro numa biblioteca pode ser lido por inúmeros leitores, pode ser consultado por um número de pessoas que não podemos precisar.
A ideia não é nova nem original, mas é ótima para incentivar as pessoas a fazerem um expurgo em suas estantes e ver o que pode levar descobertas, o mundo da imaginação, arte, cultura e conhecimento para outras tantas pessoas.
Como vimos e sabemos, quase todos temos, sempre, livros que já lemos, então porque não atender o apelo da ONG Viva Cidade, de Anitápolis, e doá-los para que possam iniciar uma nova biblioteca? Convido-os a enviarem quantos livros puderem, preferencialmente para crianças e jovens de até 14 anos. Caso possuam livros que não sejam para essa faixa de idade, mandem também, pois eles podem ser encaminhados à biblioteca do município que também necessita ampliar seu acervo. Eles podem ser entregues nos postos de combustível Galo, com seis endereços na grande Florianópolis: 2 na Lagoa, no centro (Almte. Lamego com Arno Hoeschl, Rio Tavares, Saco dos Limões, Estreito (Gaspar Dutra) e Shopping Itaguaçu.
Como disse a minha amiga, é uma oportunidade de fazermos alguma coisa. Podemos fazer a diferença. Então, mãos à obra, livros fora das estantes, a caminho da biblioteca.

Um comentário:

  1. Ótima idéia.
    Adoro Anitápolis e sempre que possivel faço uma visita ao Municipio - já utilizei do turismo solidário que a ONG e o meu amigo Nelson Beepler promovem na região( Nelson é uma membro da Viva cidade).
    Estou arrecadando vários livros para enviar para eles. Tenho um novo amigo da Caravana da Luz Cultural que promove cultura em pequenas cidades em todo o Brasil onde ensinam musica, artesanato, ciencia,teatro turismo etc. e ele se propos a visitar a comunidade caso eles tenham interesse. Eles são de Pernambuco e com certeza terão muitas coisas para ensinar e também para aprender, pois são culturas bastante diferentes.

    Célia Boaventura - São Paulo-SP

    ResponderExcluir