COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 15 de junho de 2009

O PEDÁGIO DA 101 EM PALHOÇA

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Agora é definitivo: começa a ser cobrado nesta quarta-feira, dia 17, o pedágio na BR 101 em Palhoça, na Grande Florianópolis. Apesar de a Prefeitura de Palhoça ter entrado com uma ação contra a cobrança, no final de maio, a justiça não deve ter concedido liminar, pois a Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou e o famigerado pedágio vai ter que ser pago a partir da zero hora de quarta.
Os motivos para barrar a cobrança na praça de pedágios de Palhoça são vários. Primeiro, o local escolhido: foi decidido em uma audiência pública, em 2005, que a praça seria na divisa entre Palhoça e Paulo Lopes, mas o acordo não foi cumprido. Segundo, obras como o túnel do Morro dos Cavalos e nove elevados na parte Sul da cidade estão longe de ficarem prontos, logo, não é justo iniciar a cobrança sem que a estrada esteja pronta. E, pior de tudo, os cidadãos de Palhoça terão que pagar pedágio para circular dentro da própria cidade.
Onde estão os nossos políticos que não estão vendo isso? Colocar pedágio no meio de uma cidade, sem que as obras da estrada estejam prontas, o que é isso? Isso sem falar que, diferente de outras praças, aqui o cidadão vai ter que pagar o pedágio cada vez que passar. Em pedágios no Rio Grande do Sul, por exemplo, quando a gente passa e paga, recebe-se um recibo. Se o mesmo cidadão tiver que passar de novo por aquele pedágio no mesmo dia, é só apresentar o recibo que comprova já ter pago uma vez naquela data e pronto. Ele pode passar novamente, quantas vezes precisar.
Mas aqui, não. Com tantas irregularidades, ainda vai ser preciso pagar cada vez que se passe.
E nem sequer entramos na questão do direito de ir e vir de cada cidadão brasileiro, previsto na constituição.
Cadê a justiça, a lei que deve ser cumpria, os nossos “representantes”, que deveriam defender nossos direitos? Esse país é mesmo uma vergonha.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. falam tanto em ladrões, roubo e assaltos todos os dias nos noticiarios e no entando ninguem percebeu ainda que somos assaltados todos os dias que passamos no pedagio, principalmente em Palhoça que nem pronto esta ainda e temos que pagar. esse é o Brasil enquanto alguns roubam milhoes outros pagam por serviços que deveriam ser de 1ª e no entando sempre ficam a desejar

    ResponderExcluir